Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul avança na criação de Centro de Operações Climáticas

A inciativa conta com o apoio do Banco Mundial e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul

Publicação:

Bandeiras dos estados do Codesul
-

Dando continuidade às tratativas para implantação do projeto de Sistemas Integrados para Adaptações às Mudanças Climáticas nos quatro estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), foi realizada uma reunião com a presença de representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul (BRDE) e do Banco Mundial.

O encontro ocorreu em Porto Alegre, na sede do BRDE, e é um desdobramento do primeiro encontro realizado em Brasília, no último dia 26 de fevereiro. Durante a reunião, realizada na terça-feira (11/3), as lideranças debateram os detalhes do escopo do termo de referência, bem como os detalhes do memorando de entendimento que será assinado pelos quatro governadores do Codesul e pelo Banco Mundial no dia 23 de abril, em Brasília.

O Codesul foi representado pela secretária Micheli Petry (Rio Grande do Sul) e por Vânia Oliveira (Santa Catarina), que participou de modo remoto. Para Micheli, a ideia é compartilhar competências. “É um projeto inovador, porque não existe nada assim no país. Queremos melhorar o que já temos e ter o Banco Mundial como parceiro pela sua expertise na área”, afirmou. Vânia ressaltou a necessidade de adaptação às novas realidades climáticas: “Onde quer que a gente vá, ouve-se que é preciso aprender a conviver com esse novo normal. Agora é hora de agir e buscar soluções inovadoras".

O chefe do departamento de Parcerias e Inovação do BRDE, Marcelo do Canto, destacou o compromisso da instituição com a causa: “O BRDE está à disposição para apoiar essa iniciativa, que é essencial para a região. Esse é um passo importante e decisivo para fortalecer a resiliência climática nos quatro estados”, afirmou.

O Banco Mundial participa ativamente do projeto, compartilhando conhecimento técnico e recursos para viabilizar a iniciativa. “A troca de competências é essencial para o sucesso dessa proposta. Estamos entusiasmados com essa parceria e confiantes de que podemos desenvolver uma solução eficaz para a região”, afirmou Jack Campbell, que representou a instituição.

Sobre o projeto

A implantação do projeto Sistemas Integrados para Adaptações às Mudanças Climáticas foi uma das últimas iniciativas apresentadas pelo governador Eduardo Leite como presidente do Codesul, a qual foi aprovada pelos governadores na plenária de 1º de agosto de 2024, em Campo Grande. Na ocasião, Leite enfatizou que o objetivo conjunto é fortalecer a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos, por meio da integração de sistemas e da coordenação das respostas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O projeto dialoga diretamente com uma série de iniciativas nas áreas da Defesa Civil e do monitoramento climático que estão sendo planejadas e implementadas pelo Plano Rio Grande, iniciativa do Executivo gaúcho que concentra os esforços para reconstrução resiliente do Estado e que soma R$ 6,7 bilhões em recursos para aplicação nas diversas áreas de atuação do governo.

Nesse sentido, foram definidas três principais metas para o projeto: integração de sistemas de meio ambiente e Defesa Civil; desenvolvimento de uma governança para o sistema; e criação de um protocolo de ação integrada entre os estados do Codesul.

Também chamado de Centro de Operações Climáticas, o órgão será pioneiro no Brasil, pois vai oferecer um modelo de gestão climática voltado para o monitoramento e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas na região. A plataforma permitirá um acompanhamento mais preciso de eventos extremos, como as queimadas no Mato Grosso do Sul e as enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo.

Texto: Ascom Codesul
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul