Construtora chinesa tem interesse em investir no Rio Grande do Sul
Publicação:

As oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul foram a pauta da reunião entre o governador José Ivo Sartori e do presidente da CITIC Construction, Tao Yang, e demais representantes da empresa. O encontro foi nesta segunda-feira (4), no Gabinete do Governador, no Palácio Piratini.
Segundo o presidente Yang, a empresa tem interesse em ampliar sua participação no Rio Grande do Sul e quer manter o diálogo com o governo. O grupo acompanhou a visita do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, no Palácio Piraini, no dia 17 de novembro, e ficaram entusiasmados com os projetos de infraestrutura que foram apresentados na ocasião.
Sartori disse que é uma satisfação receber a comitiva e significa que querem continuar com o diálogo. “Nossos últimos encontros com autoridades e representantes da China têm sido muito positivos. Fortalece os laços e podemos discutir interesses comuns”, garantiu. Sartori colocou todo o seu secretariado à disposição da CITIC Construction para conhecer melhor as oportunidades e obter as informações que julgarem necessárias.
Como resultado do encontro do dia 17 de novembro, o governador citou o acordo, no valor de R$ 3,9 bilhões, firmado pela Eletrobras, Eletrosul, a empresa chinesa Shangai Eletric e o Clai Fund, Fundo Chinês para Investimento na América Latina, para melhorar e expandir o fornecimento de energia elétrica no estado. “Somos parceiros de quem investir no nosso estado”, afirmou.
A Carteira de Projetos do Rio Grande do Sul também foi apresentada para a comitiva durante a reunião. Ao todo são 153 projetos com projeção de investimento na ordem de R$ 89,4 bilhões. Os projetos referem-se às áreas de Infraestrutura, Transporte, Energia e Saneamento e Meio Ambiente.
A CITIC Construction construiu a fase C da termoelétrica do município de Candiota. A empresa foi a responsável pela projeto da térmica, suprimento de equipamentos e componentes, construção integral da obra e entrega em condições de operação comercial.
Também participaram da audiência os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcio Biolchi; e de Minas e Energia, Artur Lemos; o presidente do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Álvaro Woiciechoski; o vice-presidente da CITIC Construction, Fan Zheng; o diretor da CITIC Construções do Brasil, Hong Wei; e o assessor da empresa Wang Xin.
Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/ Secom