Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coordenadores do comitê da Copa acompanham vistoria da Abin ao Hotel Vila Ventura

Publicação:

Os coordenadores das Câmaras Temáticas de Estádios, Ricardo Nunes, e de Segurança, Kleber Senisse, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), acompanharam nesta segunda-feira (20) a visita da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ao Hotel Vila
Coordenadores do comitê da Copa acompanham vistoria da Abin ao Hotel Vila Ventura

Os coordenadores das Câmaras Temáticas de Estádios, Ricardo Nunes, e de Segurança, Kleber Senisse, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), acompanharam nesta segunda-feira (20) a visita da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ao Hotel Vila Ventura. O complexo localizado em Viamão será o Centro de Treinamento (CT) da seleção do Equador durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Os quatro oficiais de inteligência da Abin - órgão responsável por realizar a análise de risco de locais da Copa do Mundo - reuniram-se com a diretoria do Vila Ventura para obter o máximo de informações sobre o hotel. O diretor, Samuel Silveira, respondeu a um grande questionário sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pelo resort. Os itens avaliam diferentes áreas, desde instalações, energia elétrica, saneamento até contratações de funcionários. A maioria dos itens do checklist o hotel já cumpriu ou está executando, destacou  Kleber Senisse.

Entre os pontos já realizados, estão o sistema de proteção contra incêndio, gerador próprio de energia, abastecimento de água com fonte natural e o controle na contratação de empregados - que não serão terceirizados e, sim, ligados ao hotel -, bem como o acondicionamento da alimentação que é realizada em outra estrutura em frente ao hotel - o que evita o estabelecimento de contato entre fornecedores e a delegação.

Em desenvolvimento está, por exemplo, a segurança externa com a construção de uma murada, um cercamento e um novo sistema de câmeras de segurança. Uma das grandes vantagens do complexo é que ele localiza-se em local reservado e ficará fechado apenas para a delegação, lembrou Senisse.

Dentro de 40 dias, o relatório da Abin deverá ser encaminhado à Fifa e aos demais órgãos envolvidos na preparação da Copa 2014, como os governos federal e estadual e do município. O parecer é utilizado como suporte para o planejamento das diferentes áreas, principalmente da segurança.

Os oficiais da Abin ainda visitaram demais estruturas, como os campos e a obra de ampliação do hotel, que aumentará a capacidade de 28 para 106 quartos. A nova infraestrutura deverá ser entregue em março desse ano.

Texto: Nathália Ely
Foto: Divulgação/CGCopa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul