Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Correios entregam primeiro lote de medicamentos a domicílio em Porto Alegre

Publicação:

Funcionária dos Correios realiza a primeira entrega do programa Remédio em Casa para Idosos à senhora Jandyra Lopez Souza. A iniciativa, pioneira do governo gaúcho, por meio da Secretaria da Saúde, oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com
Programa Remédio em Casa para Idosos - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Após assinar o decreto que criou o Programa Remédio em Casa para Idosos, nesta quinta-feira (1º), a governadora Yeda Crusius entregou à funcionária dos Correios, Cristiane Marques, a primeira remessa de medicamentos a domicílio. Com um sorriso que indicava a satisfação de receber seus remédios em casa, a aposentada Jandyra Lopez de Souza, de 70 anos, não escondeu a felicidade: Achei uma maravilha. Não preciso mais me preocupar, porque sei que terei meu remédio na porta de casa.

A aposentada elogiou a governadora Yeda e disse que esperava pelo programa que beneficia a terceira idade há anos. As pessoas se sacrificavam. Elas estão doentes e tinham de ficar na fila com chuva e frio, lembrou. Assim como a moradora do bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, muitos aposentados tinham de buscar os medicamentos em outros pontos da Capital. Muitas vezes, o trajeto se tornava difícil por causa da necessidade de locomoção por ônibus.

Ao informar que tem um problema cardíaco conhecido como angina, dona Jandyra contou: Passei a tomar os remédios a partir de junho, depois de fazer um exame de cateterismo. Vou usá-los por toda a minha vida. Ela utiliza, entre outros, os remédios monocordil e atenolol. Para a pensionista Tereza Rodrigues Simões, de 60 anos, a população mais velha não pode ficar na fila esperando para ter seus medicamentos. Os idosos precisam dos remédios mesmo, afirmou.

De acordo com a pensionista Ledi da Silva Rigobello, de 68 anos, moradora de Esteio e que participou da solenidade de criação do programa, a iniciativa vai trazer grandes benefícios aos aposentados. Além de mim, conheço diversas pessoas que precisam. Sou viúva e dependo dos remédios. Vai facilitar muito. Chega de fila, comemorou. Já o aposentado Jorge Moura, de 62 anos, que reside em Porto Alegre, disse que a medida é muito boa e facilita a vida de quem precisa tomar remédios: A entrega em casa é melhor.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul