Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan e Eldorado do Sul reforçam parceria que viabiliza PPP

Publicação:

Eldorado do Sul   aditivo contrato de programa PPP (45)
PPP vai universalizar o atendimento de esgotamento sanitário na cidade - Foto: João Paulo Flores/ Ascom Corsan

O termo aditivo do contrato de programa de água e esgoto entre o município de Eldorado e a Corsan Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi assinado nesta terça-feira (29), no auditório da secretaria municipal de Agricultura. O documento foi assinado pelo diretor-presidente da companhia, Flávio Ferreira Presser, o prefeito Ernani de Freitas Gonçalves, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), Rogério Salazar, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gelson Antunes. Pelo documento, o contrato entre Eldorado do Sul e a Corsan será estendido em 37 anos e permitirá a implantação da parceria público-privada (PPP) que universalizará o atendimento de esgotamento sanitário na cidade. 

O secretário da SOSH destacou que os investimentos na PPP vão gerar desenvolvimento, empregos e melhorias ambientais. “Serão recursos privados administrados pelo Estado”, ressaltou o secretário, e elogiou o engajamento dos vereadores e do prefeito na parceria. O diretor-presidente Flávio Ferreira Presser informou que serão aplicados R$ 190 milhões pelo parceiro privado no sistema de esgotos sanitários de Eldorado do Sul e que num prazo de 11 anos, 90% da cidade terá cobertura de esgotos.

Além disso, ressaltou o dirigente da Corsan, serão gerados 1.700 empregos diretos durante as obras, destacando-se os 10 mil metros de redes coletoras e possibilitando ganhos ambientais e de qualidade de vida. “Eldorado vai crescer com a duplicação da ponte e pelo fato de dispor de áreas junto aos rios Guaíba e Jacuí para futura ocupação imobiliária. A infraestrutura de esgoto sanitário permitirá  investimentos, que, por sua vez, trarão mais recursos para a prefeitura aplicar na cidade”, afirmou o presidente. 

Para o prefeito de Eldorado do Sul, “a PPP é um projeto para o futuro da cidade, por isso teve a adesão de todos os municípios da Região Metropolitana”. Ele também destacou os demais investimentos da Corsan, ao citar as obras de uma nova adutora de água tratada a partir de Guaíba, o abastecimento de água do Parque Eldorado, a partir de Arroio dos Ratos, e o projeto de uma Estação de Tratamento de Água com captação no Rio Jacuí. Com a PPP, as obras e operação do sistema de esgotos sanitários serão executados com recursos privados durante 35 anos, com investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão em nove municípios da Região Metropolitana. Presentes à solenidade, autoridades municipais, representantes da comunidade e funcionários da Corsan. 

Texto: João Paulo Flores/ Ascom Corsa
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul