Corsan implanta sistema de faturamento instantâneo em Feliz
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Na próxima segunda-feira (8), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) implantará, em Feliz, o sistema de coleta e emissão simultânea de contas de água. O faturamento instantâneo substituirá gradualmente o método tradicional de leitura e entrega das contas na maior parte dos municípios atendidos pela Companhia. Com a coleta e emissão simultânea, o leiturista, o digitador e o serviço de entrega das contas são substituídos por um agente comercial que executa todos os serviços com um microcoletor acoplado a uma impressora, reduzindo custos, agilizando e eliminando várias etapas dos processos hoje realizados. Paralelamente, a Corsan substituirá os formulários das contas de água, apresentando os dados de forma mais objetiva. Adotamos um modelo menos cansativo de ser analisado pelos usuários, evitando, inclusive, interpretações equivocadas, esclarece o diretor financeiro e de relações com os investidores, Eduardo Santa Helena. O verso das contas será utilizado para informações úteis aos consumidores. Os usuários de Sapucaia do Sul foram os primeiros a contar com o novo sistema e estão recebendo contas impressas no novo formulário desde abril. Os municípios de Soledade, Marau, Cerro Largo, Sarandi, Ibirubá, Erechim, Horizontina, Tapejara, Vacaria, Panambi e São Pedro do Sul também tiveram o sistema implantado, assim como as cidades de Casca, Campina das Missões, Cândido Godói, Guarani das Missões, Porto Lucena, Porto Xavier, Espumoso, Selbach, Tapera, Fortaleza dos Valos, Chapada, Constantina, Liberato Salzano, Ronda Alta, Rondinha, Tucunduva, Maurício Cardoso, Ibiaçá, Água Santa, Condor, Pejuçara, Santa Bárbara do Sul e Mata. Até o último dia 30 de junho, foram emitidas mais de 130 mil contas pelo novo sistema. Ainda no mês de julho, a Companhia estende a implantação às cidades de Rio Pardo, Pantano Grande, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza. A implantação completa está prevista para o ano de 2003. De acordo com o diretor da Corsan, os usuários estão satisfeitos com o novo sistema, pois podem tirar suas dúvidas e buscar informações no momento da emissão da conta, sem ter de procurar as unidades de saneamento. Além disso, dispõem de um período maior entre o recebimento da conta e seu vencimento. A Corsan estima recuperar seu investimento de R$ 2,35 milhões (recursos do Fundopimes) em um ano de operação do novo sistema. Somente com a entrega das contas pelos Correios e Telégrafos gasta-se, mensalmente, cerca de R$ 600 mil.