CRM participa de audiência com ministro Edison Lobão em defesa do carvão mineral
Publicação:
Os diretores da Companhia Riograndense de Mineração participaram da audiência com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, na terça-feira (26). A principal solicitação foi a inclusão das usinas termelétricas nos próximos leilões de energia A-5, ampliando o parque gerador por meio de projetos sustentáveis que fortalecem o sistema elétrico nacional e oportunizam o desenvolvimento social.
Na ocasião, foi entregue ao ministro Lobão uma nota técnica elaborada com a participação da CRM, a pedido do governador Tarso Genro em sua última audiência com as lideranças do setor. O documento demonstra o potencial estratégico do carvão mineral, que já foi verificado pelo ministro em sua última visita a Candiota quando visitou o complexo da Usina e a Mina da CRM.
Atualmente existem cinco projetos licenciados à espera da realização de leilão A-5 que poderão ampliar de forma significativa o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, possibilitando ao Estado sair da sua atual condição deficitária neste setor. Estes empreendimentos representam investimentos de cerca de U$7 bilhões e irão gerar cerca de cinco mil empregos indiretos.
Segundo o diretor-presidente da CRM eng° Elifas Simas, a Companhia Riograndense de Mineração está preparada para atender novas usinas termelétricas através das suas jazidas em Candiota e na região carbonífera, multiplicando crescimento e desenvolvimento nas regiões onde a empresa está inserida, além de conferir maior confiabilidade ao sistema energético.
A audiência no Ministério de Minas e Energia contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar do Carvão senador Delcídio Amaral, do vice-presidente deputado Afonso Hamm, representantes do executivo e legislativo da região carbonífera e de Candiota e do segmento de mineração.
Texto: Myrian Plá
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305