Cultura gaúcha ganha mais força na TVE e FM Cultura
Publicação:
Com o intuito de valorizar cada vez mais a cultura gaúcha, a TVE e a FM Cultura agora contam com um grupo específico para produzir todo o conteúdo do Estado nessa área. O Núcleo de Cultura Gaúcha é formado por pessoas altamente representativas no meio. Segundo o presidente da TVE, Ricardo Azeredo, o objetivo do projeto é qualificar a programação e abrir ainda mais espaço para os artistas gaúchos.
A inciativa é integrada pelo tradicionalista, radialista e escritor Wilson Tubino, o radialista e coordenador de operações da FM Cultura Evandro Leboutte (músico ligado ao tradicionalismo), o diretor do programa Galpão Nativo, José Carlos Goularte, a radialista, apresentadora e cantora Maria Luiza Benitez (várias vezes vencedora em festivais de música nativista), e o apresentador do Galpão Nativo. Também participa da ação o músico e poeta nativista Glênio Fagundes, uma das personalidades mais emblemáticas da cena tradicionalista na tv e no rádio do Rio Grande do Sul.
O Núcleo terá a coordenação do chefe de jornalismo da TVE, Machado Filho, e estará integrado à Diretoria de Programação da TVE, comandada por Cláudio Mazoni. O grupo já está trabalhando em melhorias no cenário e roteiro do Galpão Nativo e na criação de mais um programa de tv voltado para a música gaúcha, que ao contrário do Galpão, terá uma configuração mais ampla de palco. A cobertura dos festivais nativistas em várias cidades já está toda programada, com pelo menos um evento por mês coberto pela TVE e transmitido ao vivo pela FM Cultura. O Núcleo também já está trabalhando no planejamento da Semana Farroupilha e a participação na Expointer.
A FM transmite há 1 ano o Amanhecer Riograndense, ao vivo das 6 às 8h, apresentado por Evandro Leboutte. O programa, que conta com participação ao vivo de músicos, trouxe a cultura gaúcha de volta à emissora. Desde abril, estão no ar na FM os programas Na Garupa do Vento, apresentado por Tubino, e Bom Dia meu Pampa, sob condução de Machado Filho.