Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Danéris faz balanço dos 11 meses de Governo no programa RS Sem Fronteiras

Publicação:

16.11.11: Secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul Marcelo Danéris participa do programa RS sem Fronteiras, realizado pelo setor de rádio da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do
Programa RS sem Fronteiras - Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

Temas como os pedágios das estradas gaúchas, um balanço de 11 meses de trabalho e a própria importância do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) estão na longa entrevista concedida esta semana pelo secretário executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, ao programa de rádio RS Sem Fronteiras, da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). O áudio completo da entrevista está disponível para download no portal do Governo do Estado, pelo seguinte endereço:     www.estado.rs.gov.br.

Durante o programa, Danéris fez um balanço dos 11 meses de atividades. O Conselho de Desenvolvimento Social pretende ser um espaço de diálogo que reúne diferentes seguimentos da sociedade, explicou o secretário.

Consulta e assessoramento
O Conselho funciona como um órgão de consulta e assessoramento direto do governador. Após 11 meses de gestão, Marcelo Danéris faz um balanço positivo referente às atividades do Conselhão. No total, foram mais de 100 reuniões ao longo do ano, 16 Câmaras Temáticas e, destas, sete relatórios já foram entregues para o chefe do Executivo.

Entre os exemplos que deram certo, o secretário cita a área de Guaíba - conhecida também como o terreno da Ford -, que estava há dez anos abandonado e hoje conta com duas empresas em plena atividade. Outras propostas que já chegaram às câmaras temáticas foram o Pacto Gaúcho pela Educação e o Programa de Sustentabilidade do Estado.

Para acompanhar a implantação das políticas propostas pelo Conselhão, Danéris adiantou que para o próximo ano está sendo estudada a organização de um observatório. Esse setor poderá acompanhar a execução das políticas, assim como dos indicadores. Essa formatação conceitual ainda está no processo de discussão.

Pedágios
Um dos temas mais polêmicos tratados pelo Conselho está ligado ao pedágio. Depois de dez meses de trabalho, chegou-se ao consenso de que não haverá renovação do padrão atual e que as modelagens serão adequadas a cada região. De acordo com Danéris, tudo será feito após uma consulta à população.

Questionado a respeito do Grupo Especial de Trabalho de Santa Cruz do Sul, que visa o debate de temas de interesse da região, o secretário afirmou que o grupo irá se reunir ainda este mês. Mesmo assim, temas como o fumo já estão em pauta.

Diálogos
O Conselho está aberto para toda a sociedade. Assim, regularmente acontecem os encontros chamados Diálogos do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, em todas as regiões do Estado. As reuniões são feitas a partir da demanda do local ou à pedido do governador. A partir deste encontro, nós construímos um relatório de todas as demandas e colocamos uma visão estratégica de desenvolvimento, esclareceu Danéris. Na cidade de Cachoeira do Sul, este trabalho já foi realizado.

Entre as propostas do Conselhão, que ainda não estão finalizadas e devem ser retomadas no próximo ano, estão a melhoria de qualidade de vida no campo, a Câmara Temática de Políticas de Proteção Social, a modernização do Estado, infraestrutura e logística.

Ao fim da entrevista, o secretário fez questão de salientar a importância do Conselho para os gaúchos e quanto a relação Governo-cidadãos amplia a democracia do Estado. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um processo de democratização da gestão, concluiu Marcelo Danéris.

Texto: Rachel Wünsch
Foto: Alina Souza
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul