Defesa Civil destaca possibilidade de temporais isolados no início da semana
Na terça (2), acumulados podem chegar, pontualmente, a 90 mm/dia na Campanha, em parte do Oeste e no Centro
Publicação:

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado (CMDEC) atualizou, neste domingo (31/8), as condições do tempo para os próximos dias, com novas informações sobre as chuvas para segunda (1/9) e terça-feira (2/9). São esperados temporais isolados, com chuva e vento forte, raios e granizo.
Na segunda, o avanço de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país favorece chuva moderada a pontualmente forte, além de raios e temporais isolados em boa parte do Rio Grande do Sul. Os acumulados devem ser de 10 a 30 mm/dia, podendo chegar pontualmente a 60 mm/dia no Oeste, nas Missões e em parte do Centro.
No Sul, na Campanha e no Litoral Médio, há condição para pancadas isoladas de chuva fraca a moderada, com eventuais descargas elétricas. Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h – podendo oscilar entre 60 e 80 km/h no Litoral e na Serra devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar.
Na terça, com uma frente fria estacionária aliada ao fluxo de umidade vindos do norte do Brasil, as instabilidades atuam em grande parte do RS, ganhando intensidade entre a tarde e a noite. Isso poderá causar tempestades isoladas, com chuva forte e pontualmente intensa, raios e granizo no Oeste, na Campanha, no Centro e em parte do Sul do Estado.
Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm/dia, podendo, isoladamente, chegar a 90 mm/dia na Campanha, em parte do Oeste e no Centro. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h em grande parte do Estado, podendo passar dos 90 km/h durante as instabilidades.
A tendência é que, na quarta-feira (3/9), a frente fria estacionária e a umidade vinda do norte do país ainda mantenham a chuva forte e intensa, com temporais isolados, acompanhados de raios e granizo no Oeste, na Campanha, no Centro, Sudeste, Sul, na Costa Doce, nos Vales e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Os acumulados oscilam entre 40 e 80 mm/dia, podendo, pontualmente, chegar a 150 mm/dia no Centro, na Campanha e próximo ao Sul. As rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h na metade norte do RS, podendo passar dos 80 km/h durante as instabilidades.

Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o RS, com estações pontuais em atenção e alerta para inundação nos rios Jacuí e Gravataí. Porém as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio, devido aos últimos dias sem acumulados de chuvas.
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção para os municípios em amarelo no mapa hidrológico, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios; e recarga dos rios maiores com elevação, podendo superar as cotas de atenção para inundação.
Além disso, podem acontecer alagamentos pontuais em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom