Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil apoia municípios após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul

Equipes do Estado estão em São Lourenço do Sul, que registrou o acumulado de chuva de 143,8 mm em 24 horas

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Tempo no RS ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um sol entre nuvens com riscos que representam a chuva. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Com as chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (21/8), a Defesa Civil do Estado presta apoio às cidades afetadas, em especial ao município de São Lourenço do Sul, que registrou 19 desabrigados e 22 desalojados. Na cidade, o Arroio São Lourenço saiu do seu leito normal, afetando residências que ficam nas margens do arroio. Em um período de 24 horas, o acumulado de chuva no local chegou a 143,8 mm. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), foram realizadas sete remoções em razão da elevação do nível do arroio.

Defesa Civil enviou equipe para São Lourenço do Sul

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, contatou o poder público da cidade para enviar apoio. O oficial acompanhou, ainda, uma equipe do Departamento de Desastres até o município e determinou a presença de equipes da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Pelotas (4ª Crepdec) na cidade, para adoção das medidas que forem necessárias.

O Departamento de Logística da Defesa Civil foi acionado para envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade, como água potável, cestas básicas, colchões e kits de higiene.

Também foram acionados os órgãos e secretarias que compõe o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Coepdec): Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, para que identificassem as necessidades locais e o envio de apoio por parte dos órgãos do governo do Estado.

A equipe técnica da 4ª Crepdec deve apoiar, ainda, o município na avaliação dos danos e no encaminhamento e preenchimento das documentações necessárias no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul