Defesa Civil participará de teste de nova ferramenta de alertas

Card em fundo cinza, no qual há no centro a logo oficial da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ele é formado por um círculo dentro do qual há um triângulo com três bonecos, dois grandes e um pequeno. No centro, dos dois lados do círculo há a imagem de uma coluna. Compondo o círculo estão as palavras Casa Militar, na parte de cima, e Defesa Civil RS, na parte de baixo. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irá participar, no sábado (10/8), do primeiro teste do Defesa Civil Alerta, sistema lançado na quarta-feira (7/8) pelo governo federal para enviar mensagens preventivas de desastres à população. No Rio Grande do Sul, foram definidos dois municípios participantes: Muçum e Roca Sales, ambos no Vale do Taquari. As duas cidades foram atingidas fortemente por inundações em 2023 e também mais recentemente, no mês de maio.

No teste, será verificado o funcionamento da ferramenta de alertas conhecida como cell broadcast. A nova tecnologia foi criada por uma parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com quatro operadoras de telefonia. A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário da região incluída na área de risco.

O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio. O recurso serve exclusivamente para casos de previsão de eventos extremos.

Como será o teste

Os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual irão utilizar a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para o envio de mensagens a celulares que estiverem dentro da área considerada para o exercício: o território de Muçum e Roca Sales. Os alertas serão enviados, respectivamente, às 15h e às 15h05.

A mensagem será: “Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em (Muçum ou Roca Sales)/RS. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.

Os moradores das duas cidades, as coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos públicos de Muçum e Roca Sales já foram informados previamente da realização do exercício para que a população local esteja ciente e preparada.

Além do monitoramento junto ao Codec, haverá equipes da Defesa Civil acompanhando a realização do exercício nas cidades participantes.

A ferramenta irá ser agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Felipe Borges/Secom