Leite participa da abertura da 11ª edição do Cosud

Leite participa da abertura da 11ª edição do Cosud   ago24 (1)
Em seu discurso, governador valorizou cooperação entre os estados e agradeceu solidariedade após as enchentes - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Com um discurso de agradecimento pela solidariedade dos governos integrantes, o governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (8/8), da abertura da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento é realizado em Pedra Azul, na região serrana do Espírito Santo. Os temas centrais do encontro são: adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública.

“A união e a integração entre os estados que compõem o Cosud têm resultados na prática. O auxílio que recebemos deles e do Brasil inteiro teve um efeito duplo: além da ajuda prática, com recursos humanos e materiais, injetou ânimo e moral na nossa população. O apoio nos deu a certeza de que não estamos sozinhos”, afirmou Leite. “A onda de solidariedade demonstra o quanto o tema da integração e da cooperação é importante para que tenhamos a melhor capacidade de resposta nessas situações.”

A solenidade de abertura teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis dos sete governadores do Cosud.

Governador Leite participa da abertura da 11ª edição do Cosud   ago24  (1)
"A união e a integração entre os estados que compõem o Cosud têm resultados na prática", disse Leite - Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Nos últimos tempos, os governadores tiveram de gerenciar crises históricas nunca antes enfrentadas, como a pandemia. Passamos a ter tarefas ainda mais importantes e, se nossos estados funcionarem adequadamente, conseguiremos de fato melhorar a vida dos brasileiros. O Cosud se organiza com o intuito de consolidar no país um projeto inclusivo”, ressaltou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anfitrião do encontro.

Também estiveram na abertura os governadores Jorginho Mello (Santa Catarina), Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro). O governador do Paraná, Ratinho Júnior, chegará na sexta-feira (9/8).

A programação do Cosud Pedra Azul segue na sexta com a realização de 14 grupos de trabalho (GTs) dos quais participarão secretários estaduais. Os GTs irão ocorrer em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, aproveitando a beleza natural da região de montanhas capixabas para divulgar o turismo. Os governadores, por sua vez, irão se reunir para discutir os temas centrais da edição.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom