Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Delegação gaúcha encerra primeira missão na Índia com boas expectativas de novas parcerias para o Estado

Vice-governador Gabriel Souza liderou missão que contou com agendas em Mumbai e Nova Délhi

Publicação:

Vice governador Gabriel Souza missão Índia reunião Coalision for Desaster Resilient Infraestructure GVG OUT 2024 1
Comitiva liderada por Gabriel Souza participou de extensa agenda de apresentação do Estado para indústria e governo indiano - Foto: Joel Vargas / GVG

No último dia de missão na Índia, nesta sexta-feira (8/11), a comitiva liderada pelo vice-governador Gabriel Souza participou de uma extensa agenda de apresentação do Estado para indústria e governo. Durante os cinco dias de compromissos oficiais no país asiático, a delegação participou de 17 reuniões em empresas, entidades e confederações comerciais e industriais para abrir espaço para negociações sobre a instalação de novos empreendimentos no Rio Grande do Sul, além da exportação de produtos gaúchos. Em parceria com Câmara Brasil-Índia, o grupo esteve em Mumbai e Nova Délhi, e contou ainda com representantes do governo do Estado e da Assembleia Legislativa. 

Gabriel avaliou que o objetivo da primeira missão organizada pelo governo estadual para a Índia foi cumprido, pois abriu as portas para a ampliação de mercados entre os dois países. “A Índia é um país maravilhoso, nós estamos muito contentes de ter conhecido uma série de oportunidades de negócios para empresas gaúchas, de produtores gaúchos com os indianos e vice-versa, e com isso fomentar o comércio, o turismo e as relações que já existem. O Rio Grande do Sul tem que estar junto nesse cenário”, afirmou o vice-governador. 

Os últimos compromissos oficiais incluíram uma reunião na Confederação da Indústria Indiana (CII), onde o grupo foi recebido pelo conselheiro presidente, Vikas Khitha, e representantes de diferentes setores. “Assim como o Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção do maquinário agrícola brasileiro, existe uma grande oportunidade para as indústrias indianas suprirem a necessidade de agro partes, ou seja de peças e acessórios. Nós temos uma grande área de implementos agrícolas e acreditamos que podemos construir uma parceria importante com o mercado indiano”, explica o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Evaldo da Silva Júnior. 

Vice governador Gabriel Souza missão Índia reunião Ministério do Comércio e Indústria Foto Joel Vargas GVG OUT 2024
Gabriel avaliou que o objetivo da primeira missão na Índia foi cumprido, pois abriu as portas para a ampliação de mercados - Foto: Joel Vargas / GVG

A delegação também esteve no Ministério de Indústria-Comércio da Índia, onde foi recebida pelo secretário-adjunto Vimal Anand e representantes do governo indiano. O objetivo do encontro foi avançar nas interações e parcerias entre os países. Vimal também convidou os gaúchos a participarem da próxima edição da feira do setor agrícola Farm-Tech Índia Exhibition, que ocorre em fevereiro de 2025, e reforçou que o governo local apoia a instalação de empresas indianas no RS. 

Parte da agenda foi na sede da organização internacional Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), uma coalização entre países, agências da ONU e diversas entidades internacionais para a criação de sistemas de infraestrutura resilientes e desenvolvimento sustentável. “O Rio Grande do Sul enfrentou, no último ano, 10 eventos climáticos extremos, sendo o último o maior da nossa história. Após este último, o governo criou o Plano Rio Grande, que norteia as ações do Estado para que possamos reconstruir o nosso RS com adaptação e resistência climática”, disse Gabriel durante apresentação na CDRI. 

Por fim, a delegação gaúcha participou do Brazilian Day, em comemoração ao 7 de setembro, realizada na sede da embaixada brasileira. 

Abertura de mercado e troca de culturas



Durante a missão, a delegação gaúcha aproveitou a oportunidade para mostrar a cultura do Rio Grande do Sul e abrir mercado para produtos de origem gaúcha, como azeite de oliva, espumante, vinhos e frutas. O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, disse que se sentiu privilegiado em receber a delegação do Rio Grande do Sul e que a visita foi uma prova do interesse em desenvolver a cooperação entre os países. 

Vice governador Gabriel Souza comitiva gaúcha missão Índia no Brazilian Day na Embaixada do Brasil na Índia NOV 2024
Delegação gaúcha participou do Brazilian Day, em comemoração ao 7 de setembro, realizada na sede da embaixada brasileira - Foto: Joel Vargas / GVG

“Desde a minha chegada em Mumbai, há quase três anos, tenho insistido, tanto aqui quanto no Brasil, que, pelo tamanho de nossas economias, o potencial de cooperação entre nossos dois países é enorme. O Rio Grande do Sul se destaca por sua agricultura, indústria, infraestrutura, educação e saúde. Por meio de sua rede avançada de aeroportos e portos, o Estado tem um comércio substancial com o mundo”, avaliou Lima Neto, durante passagem da delegação em Mumbai. 

O vice-governador celebrou a forma como a missão encerrou, com o estreitamento de laços entre os mercados gaúcho e indiano. “Já temos programado aqui uma série de outras possibilidades com os indianos, com a ida deles nas nossas feiras, como Expodireto, Expointer e South Summit Brazil. Também já estamos conversando sobre a vinda de delegações gaúchas focadas por setores para prospectar parcerias e apresentar nossos produtos em feiras de inovação, negócios e agricultura”, finalizou Gabriel. 

A delegação gaúcha retorna ao Rio Grande do Sul neste sábado (9/11).

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Éder Kurz/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul