Em Novo Barreiro, governador entrega obras de pavimentação e participa da Abertura da Colheita da Erva-Mate

Abertura da Colheita da Erva Mate 2023
Ccerimônia ocorreu na propriedade da família Vargas da Silva Kaipper, pioneira no cultivo de erveiras na região - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite esteve em Novo Barreiro, na região Noroeste, na tarde desta quinta-feira (25/5), para participar da Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate, cerimônia realizada na propriedade da família Vargas da Silva Kaipper, pioneira no cultivo de erveiras na região. Ele também entregou obras de pavimentação urbana.

Acompanhado da prefeita Márcia Presotto, Leite participou da poda de uma erveira, simbolizando o início da colheita, e celebrou o produto da árvore como um dos símbolos do Rio Grande do Sul.

“A erva-mate tem impacto positivo na nossa economia, gerando empregos no cultivo e na sua industrialização. Mas vai muito além, porque é uma planta que tem dimensão simbólica para o nosso Estado e gera identidade para os gaúchos. É a árvore símbolo da cultura do chimarrão que temos no Rio Grande”, destacou.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de erva-mate, com mais de 32 mil hectares cultivados, 250 indústrias e cerca de 15 mil famílias envolvidas no cultivo. A expectativa para a safra de 2023 é a colheita de 300 mil toneladas.

Para apoiar o fortalecimento do setor, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação anunciou, em abril, o repasse de R$ 850 mil do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Erva-Mate (Fundomate), com vigência de um ano. O Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) será o responsável pela gestão e execução do plano de ações para o aprimoramento da produção.

pavimentação urbana em Novo Barreiro
Leite participou da inauguração de recuperação asfáltica em Novo Barreiro - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Após o ato da colheita, o governador, ao lado da prefeita e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, inaugurou 10,5 quilômetros de recuperação asfáltica na avenida São João Batista e nas ruas Alfredo Guilherme Klein e 20 de Setembro, que receberam investimento de R$ 800 mil do programa Pavimenta, do governo do Estado, e contrapartida municipal de R$ 380 mil.

A requalificação do asfalto, antes prejudicado por intempéries do clima e pelo desgaste do uso, garantirá um tráfego mais ágil e seguro para a população do município.

“Viemos até Novo Barreiro para a colheita da erva-mate, mas também para a colheita dos resultados daquilo que plantamos, como a inauguração dessas vias requalificadas. Isso só é possível hoje em razão do trabalho que fizemos para ajustar as contas do Estado. Eu me sinto muito honrado por estar governando o Rio Grande em um segundo mandato e podendo colher os resultados do que foi plantado no primeiro mandato. Queremos realizar muitas outras colheitas como essa”, disse o governador.

De Novo Barreiro, o governador seguiu para Palmeira das Missões a fim de realizar a entrega de equipamentos para o Hospital de Caridade, entre outras agendas.

Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom