Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em painel mediado por representante do BRDE especialistas debatem modelos financeiros e de incentivo a startups

O diretor Financeiro do banco, João Paulo Kleinübing, salientou o histórico de apoio ao ecossistema de inovação BRDE

Publicação:

Foto da plateia de costas e de quatro pessoas sentadas sobre um palco com uma enorme tela atrás debatendo durante o o painel sobre Investimento em startups.
O painel ocorreu na manhã desta quarta-feira (9/4), início da programação do evento - Foto: Ascom BRDE

Os desafios e os riscos de se aportar recursos nas diferentes etapas de crescimento de startups, considerando os diferentes formatos de investimento, foram discutidos na manhã desta quarta-feira (19/4), logo no início da programação do South Summit Brazil 2025.

“Percebe-se que é preciso atuar em colaboração e estreitar ainda mais a participação de instituições de fomento ao lado do capital privado”, afirmou o diretor Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing.

Como moderador do painel “Modelos financeiros e de incentivo a startups”, o Kleinübing salientou que o BRDE tem um histórico de atuação em apoio ao ecossistema de inovação que vai além do crédito. “O banco atua fortemente em programas de aceleração e, mais recente, tem acentuado sua participação em fundos de investimentos”, explicou.

O gestor da Domo VC, Franco Portilo, que também lidera o Fundo Anjo, modalidade de investimento que tem o BRDE como um dos cotistas observou: “Um desafio está em fazer funcionar um negócio de governança alta e baixo investimento inicial. Os fundos ajudam a diminuir o risco”.

Na sequência, o gerente de Projetos Especiais do Sebrae de Santa Catarina, Marcos Nogueira, relatou a experiência iniciada há 15 anos, cujo o desafio era atender ao público de micro e pequenas empresas. “Começamos com um aporte de R$ 4 milhões e hoje já chegamos a R$ 41 milhões em apoio a 59 empresas de várias partes do país”, descreveu.

Sócia-fundadora, no Brasil, da Antler, Carolina Strobel lembrou da necessidade das startups do Sul estruturarem seus negócios para serem observadas pelos grandes investidores do centro e de fora do país. “O modelo de negócio precisa ser compreendido e é necessário olhar para onde estão os grandes investidores”, comentou. Em relação ao atributos mais atrativos para se investir em startups, Carolina é objetiva: “Olho para as pessoas; um time com capacidade de diálogo e resiliência”.

O South Summit vai até sexta-feira (11/4), nos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre. O governo do Estado é correalizador e o BRDE é um dos patrocinadores oficiais do evento desde a primeira edição. O Banco está presente no encontro de inovação por meio de um estande no Markplace.

Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul