Encontro reúne mais de 50 educadores na Feira do Livro de Porto Alegre
Publicação:
Dentro da programação da 64º Feira do Livro de Porto Alegre, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu nesta segunda-feira (5) um bate-papo para as escolas apresentarem projetos de literatura desenvolvidos com alunos e professores. O encontro teve a presença de mais de 50 educadores.
"A cidadania se constrói pela leitura e nós só formaremos cidadãos conscientes se formarmos leitores. Eu quero agradecer aos professores pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos. Isto é fazer educação", destacou a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann.
A diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, destacou o lançamento da 26ª edição do livro Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias, que ocorre dia 9 na feira.
"Todos estes projetos maravilhosos de incentivo à leitura não ocorreriam se não fosse a dedicação dos nossos grandes professores da rede pública estadual. Agradeço, em especial, à professora Maria do Carmo Mizetti e toda a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe) que organizaram o evento", ressaltou.
A diretora Márcia Graci de Azevedo, da Escola Carlos Fagundes de Mello, de Porto Alegre, foi uma das escolhidas a apresentar o projeto de sua escola. Contou que há 20 anos a instituição de ensino trabalha com um projeto chamado De Olho na Leitura do Professor. A ideia, segundo ela, é ampliar o conhecimento dos docentes. Para os alunos, semanalmente a escola interrompe as atividades normais durante 30 minutos quando todos são convidados a ler alguma coisa com tema livre. "Após as leituras, são realizados seminários e debates que contribuem para melhorar o aprendizado", explica.
Na recepção do encontro, os alunos da Escola Alcides Cunha receberam os convidados divulgando o seu projeto. Inspirado na obra Poesia do Abraço, cuja capa é um livro abraçando uma pessoa, o trabalho consiste numa apresentação com um fundo de pano branco, onde o visitante deixa uma mensagem positiva a respeito da importância da leitura. Ao escrever, ele é abraçado pelo livro.
Na ocasião, também estiveram presentes os representantes das seis escolas estaduais que estão expondo projetos no estande da Seduc, na Feira do Livro. São elas: Piratini, Alcides Cunha, Aurélio Reis, Major Miguel José Pereira, General Bacelar e Danilo Zaffari.
Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom