Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estabelecimentos tradicionais da culinária gaúcha são destaques do projeto Percurso Gastronômico

Publicação:

04.04.2013: Percurso Gastronômico, organizado pelo GT de  Gastronomia, apresenta o prato: galinhada do Chalé da Praça XV.
Percurso Gastronômico - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Conhecer restaurantes e bares tradicionais do Estado, resgatando histórias, compartilhando experiências e dificuldades na elaboração dos pratos. Este é o objetivo do projeto Percurso Gastronômico, que realizou nesta quinta-feira (04), no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, a primeira visita mensal a estabelecimentos tradicionais da culinária gaúcha.

Conforme a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) em Gastronomia Regional do Palácio Piratini, Jussara Dutra, as visitas devem valorizar os estabelecimentos, conhecendo um pouco da história, cozinha e pratos tradicionais, insumos, criatividade e técnicas gastronômicas, que serão contadas por chefs, proprietários ou representantes. O projeto é composto por um grupo que irá percorrer mensalmente estabelecimentos tradicionais e que fazem parte do imaginário de cada cidade. Queremos valorizar a história dos estabelecimentos e a evolução dos pratos tradicionais.

O recepcionista do Chalé da Praça XV, Marcelo Teixeira, apresentou a história de mais de 100 anos do estabelecimento. A praça do Chalé era um dos pontos em torno dos quais girou por muito tempo a vida cotidiana dos porto-alegrenses. O local atravessou décadas como um dos mais tradicionais do centro, no início frequentado pela alta sociedade, sendo aos poucos ocupado por boêmios e intelectuais.

O prato servido no Chalé teve como entrada, salada de batatas com alface, tomate e cebola; prato principal, arroz com galinha; e ambrosia como sobremesa. O Chalé foi escolhido como primeiro do percurso por ter mais de 100 anos de história, inaugurado em 1885 como um quiosque para venda de sorvetes.

Participaram do evento representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e as secretarias de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e do Turismo (Setur).

Mais informações sobre o percurso podem ser obtidas pelo e-mail gt-gastronomia@casacivil.rs.gov.br.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul