Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado apresenta programa de investimentos para fornecedores mundiais da GM

Publicação:

O Governo do Estado ofereceu, na noite desta segunda-feira (22), um jantar, realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para uma comitiva formada por cerca 43 executivos para apresentar o ambiente de negócios do Rio Grande do Sul, seus programas
O governo gaúcho apresentou seus programas para atração de investimentos e instalação de novas empresas no estado, para uma - Foto: Luiz Chaves

A GM está trazendo seus fornecedores mundiais de vários países, como China, Coreia, Alemanha, Índia, França, EUA e Espanha, para conhecerem suas operações no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí. O governo gaúcho, que apoia essa iniciativa e busca atrair investimentos, ofereceu na noite desta segunda-feira (22), um jantar para uma comitiva formada por 43 executivos dessas empresas, para apresentar o ambiente de negócios do Rio Grande do Sul, seus programas para atração de investimentos e instalação de novas empresas no estado. O evento ocorreu no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini.

Sartori falou sobre o ambiente favorável ao segmento automotivo. "Fornecemos matéria-prima, mão de obra qualificada e expertise institucional", disse. O governador destacou que o setor representa 12% do PIB gaúcho e ressaltou a política "contemporânea" de atração de investimentos aplicada pelo governo, que considera localização industrial, parcerias e mercado forte.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o setor é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul, pois tem uma cadeia produtiva consolidada. "O caminho de desenvolvimento que estamos traçando vai no sentido de valorização da iniciativa privada, uma vez que o Estado vive uma crise financeira estrutural de conhecimento de todos. Buscamos parcerias e, para isso, construímos um ambiente favorável, atrativo e de oportunidades", frisou.

"Nosso projeto busca aproximar a GM de seus sistemistas", disse o vice-presidente da General Motors Brasil, Marcos Munhoz, que completou seu pronunciamento aos empresários elogiando a mão de obra gaúcha e o apoio institucional.

Nesta terça-feira (23), a GM promove um seminário técnico nas instalações do Grupo, em Gravataí. Na ocasião, técnicos do governo farão uma apresentação do Setor Automotivo no Rio Grande do Sul, com empresas dessa cadeia produtiva, nos segmentos de autopeças, plásticos e eletrônicos, empresas com potencial de parcerias e fornecimento, assim como programas de apoio e ferramentas para instalação de novas unidades no estado.

Participaram do evento, os secretários geral de Governo, Carlos Búrigo; da Fazenda, Giovane Feltes; de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; adjunto da Sdect, Renato Oliveira; os diretores do Badesul, Suzana Kakuta; do Banrisul, Oberdan Celestino de Almeida; e do BRDE, Oldacir Klein; e o diretor geral do Complexo General Motors Gravataí, Erick Preuss.

Texto: Anamaria Besssil
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul