Estado atende demanda aguardada há 15 anos em Santa Vitória do Palmar
Publicação:

A perfuração de poços artesianos em comunidades do interior do Estado está entre as ações realizadas pela Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Essa foi a finalidade do convênio firmado, nesta quarta-feira (3/7), entre o secretário José Stédile e o prefeito Santa Vitória do Palmar, Wellington Bacelo dos Santos. A iniciativa é aguardada há 15 anos pelo município e beneficiará cerca de mil famílias nas localidades de Espinilho e Curral Alto.
Mesmo com a migração das funções de saneamento para a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a perfuração de poços segue como incumbência da SOP. “É um canal que temos com as prefeituras para auxiliar no desenvolvimento das comunidades do interior”, disse Stédile, acrescentando que o trabalho é realizado pelo Departamento de Poços e Redes (DPR).
Segundo o prefeito, a iniciativa permitirá o atendimento de uma demanda histórica no município. “Não teríamos condições técnicas de atender as comunidades”, afirmou Bacelo.
A comunidade de Espinilho conta com cerca de 400 famílias e está há 80 quilômetros do centro da cidade, enquanto Curral Alto abriga 600 famílias e fica a 120 quilômetros da sede municipal.
“A água é precária nas duas agrovilas. A partir do convênio com a SOP-Corsan, ofertaremos água em volume e qualidade”, disse o secretário municipal de Planejamento, Antônio Carlos Souza Filho. Também participou da assinatura o diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi.
Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP
Edição: Secom