Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado confirma liberação de R$ 6 milhões para hidrojateamento e prevenção de inundações em Eldorado do Sul

Técnica utiliza jatos de água em alta pressão para desobstruir redes de drenagem, diminuindo impactos de eventuais enchentes

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Reconstrução Gaúcha ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um retângulo amarelo com o desenho de uma mão de cor verde apertando uma mão de cor vermelha. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governador Eduardo Leite confirmou, nesta segunda-feira (4/8), a liberação de R$ 6 milhões para a realização do serviço de hidrojateamento em Eldorado do Sul. Os recursos, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), serão aplicados por meio do programa Fundo a Fundo da Reconstrução.

O serviço abrangerá 155 mil metros de redes de drenagem, e a previsão é que seja executado em 12 meses. Essa ação minimizará o impacto de eventuais inundações na cidade, pois o hidrojateamento consiste em uma técnica que utiliza jatos de água em alta pressão para remover detritos, sedimentos e obstruções de tubulações, bueiros e bocas de lobo.

O investimento faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo governador nesta segunda-feira (4/8), para a consolidação do processo de reconstrução e retomada de Eldorado do Sul, um dos municípios mais impactados pela enchente de 2024. O Fundo a Fundo da Reconstrução integra o Plano Rio Grande, um programa de Estado liderado por Leite e criado para proteger a população gaúcha, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) acompanhará a execução das obras e projetos, que serão efetivados pela prefeitura. “É uma ação efetiva de recuperação, mas também de prevenção, que demonstra a presença do governo do Estado em Eldorado do Sul. O hidrojateamento permitirá a limpeza e desobstrução das redes, prevenindo problemas futuros nas tubulações, especialmente em períodos de chuvas intensas”, disse o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

Fundo a Fundo

A destinação do Fundo a Fundo prioriza a recuperação de sistemas de proteção existentes, como forma de garantir eficácia e execução dentro do prazo previsto até 2027.

Além de Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul, que já tiveram repasses confirmados, cerca de dez municípios manifestaram interesse – tendo apresentado projetos que se enquadram nos critérios do programa – e estão em diálogo com o Executivo estadual para o recebimento de recursos.  

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul