Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado marca presença histórica na Feira Internacional de Turismo de Gramado com mais de 200 cooperados

Evento contará com estandes temáticos, degustações e capacitações para agentes de turismo

Publicação:

Uma foto em ângulo inclinado mostrando um grupo de cartões de plástico de forma retangular (semelhantes a cartões de crédito), sobrepostos em uma superfície clara, formando vários montes. Os cartões são predominantemente pretos e apresentam um design gráfico vibrante com gradientes de cores (vermelho, amarelo e verde) e a imagem de uma estátua ou monumento.

No canto inferior, em letras grandes e brancas, está escrito "TCHÊ CARD" e logo abaixo "AGÊNCIA DE TURISMO". Cada cartão também possui um QR Code grande e preto, com a inscrição "VIVA O RS" logo abaixo. A parte superior do cartão exibe, de forma discreta, a inscrição "TCHÊ CARD". Os cartões são o "Tchê Card", um produto de turismo do Rio Grande do Sul.
Secretaria de Turismo lança o TchêCard e aposta na interiorização como estratégia de promoção de visibilidade às regiões - Foto: Ascom Setur

Estado anfitrião da 37ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), o Rio Grande do Sul terá uma presença histórica no evento, com mais de 200 cooperados entre representantes dos municípios e do trade turístico. O evento será realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 6 e 9 de novembro. Os parceiros contarão com um estande de 150 metros quadrados (m²) para expor os destinos e atrativos estaduais aos mais de 15 mil agentes que circularão pelos espaços.

Para esta edição, a Secretaria de Turismo (Setur) traz a novidade do TchêCard. Após assistirem às capacitações, os agentes de turismo receberão um cartão com QR Codes que direcionam às apresentações da equipe técnica e ao site do Viva o RS, plataforma que apresenta passeios e destinos gaúchos. A ferramenta integra as ações de qualificação e atualização contínua dos profissionais do setor, fortalecendo o relacionamento com o mercado e ampliando o acesso às informações sobre o turismo no Estado.

Ampliação do espaço físico e miniarena

“Ampliamos não apenas o espaço físico, mas também a dimensão e a efetividade do nosso trabalho de promoção. O Festuris é uma vitrine estratégica para o Rio Grande do Sul, e essa estrutura maior simboliza o avanço da nossa política de interiorização do turismo. Cada metro quadrado a mais representa uma oportunidade de dar visibilidade às regiões, gerar negócios e fortalecer o nome do Estado como um destino plural e competitivo”, destacou o titular da  Setur, Ronaldo Santini.

Outra novidade é a disponibilização de mais um estande para o Estado anfitrião, voltado para reuniões de negócios. Localizado no primeiro pavilhão do evento, o espaço de 42 m² permitirá encontros mais assertivos entre representantes estaduais e do setor privado. O evento terá ainda uma miniarena para capacitações de agências e lançamento de roteiros e novos destinos. Além disso, o Estado contará com um ambiente temático nos corredores de passagem, voltado à promoção antecipada da temporada de inverno de 2026.

A Setur também reservou espaços especiais no estande de 150 m² para os parques gaúchos, reconhecidos internacionalmente pela oferta de entretenimento. O público poderá vivenciar experiências imersivas em equipamentos como tirolesa, rafting e a tradicional pisa da uva. Entre as degustações, os destaques serão os vinhos gaúchos e os chocolates artesanais, valorizando a produção local e a diversidade da cultura do Estado.

Texto: Ascom Setur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul