Estado paga terceiro lote do Aluguel Social e da Estadia Solidária

Logo retangular de cor amarela, com o desenho de um braço verde dando a mão a um de cor vermelha. Abaixo, está escrito: Plano Rio Grande. Logo abaixo, Todos nós por todos nós. Esse conjunto está inserido num card maior, de fundo claro. Nesse card, a logo do Estado aparece no canto direito.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta sexta-feira (13/9), o pagamento do terceiro lote do Aluguel Social e da Estadia Solidária, no valor de R$ 8.793.600. Os recursos foram repassados aos fundos de assistência social de 12 municípios. O repasse foi autorizado pela Portaria 118/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

São 3.664 famílias beneficiadas com R$ 2.400, que correspondem a R$ 400 pelo período de seis meses. O repasse estadual atenderá desabrigados ou desalojados em razão das enchentes de abril e maio, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até R$ 706, nas cidades em estado de calamidade, e de até R$ 218, nas cidades em situação de emergência, conforme regulamentação da Portaria 56/2024. O valor do benefício deverá ser cofinanciado pelo município em 50%, no mínimo, e será destinado ao custeio da manutenção da vida cotidiana nas modalidades de aluguel social e/ou estadia solidária – esta última apenas enquanto a família estiver acolhida na residência de terceiros.

Até o momento, os recursos repassados pelo governo gaúcho para o cofinanciamento do Aluguel Social e da Estadia Solidária somam R$ 14.114.400, tendo beneficiado 5.881 famílias, em 37 cidades.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A sociedade também participa por meio do Conselho do Plano Rio Grande, que tem 182 representações do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. A academia está representada pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, sendo um órgão colegiado com atribuições consultivas e propositivas.

Os municípios contemplados pelo terceiro lote são:

• Arroio do Tigre
  • Cachoeirinha