Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estrela consolida gestão ambiental pelo Município

Publicação:

Responsável pelo gerenciamento ambiental do município, Estrela se destaca no cenário gaúcho e brasileiro pelos projetos que está desenvolvendo na área de preservação e prevenção ambiental. Entre outras atribuições, a prefeitura encarrega-se do licenciamento a empreendimentos que representem impacto local ao meio ambiente. Para conhecer a experiência municipal, na sexta-feira (6), o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, reuniu-se com o prefeito Celso Brönstrup e com a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Angela Schossler.

Berfran disse ter ficado impressionado com os projetos, sobretudo com o das estações compactas de tratamento de esgoto, que recebeu, em 2008, o prêmio Gestor Público RS, promovido pelo Sindaf - Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do RS. Estrela é um exemplo de administração pública que tem consciência do seu papel como multiplicador, executor, incentivador de ações prevencionistas e de proteção ambiental, saudou o secretário.

Após estudos, foi instalada uma estação experimental em Estrela, cujas análises físico-químicas e microbiológicas comprovaram que o tratamento das estações compactas de tratamento de esgoto tem uma eficiência média de 90%. Com o sucesso da estação experimental, já foram implantadas mais duas unidades, com previsão de instalação de outra ainda no mês de março. Segundo Angela Schossler, até o final deste ano, outras quatro estações serão construídas e, até o fim da administração, o município quer contar com 40 estações compactas de tratamento de esgoto.

Outro trabalho importante do município é o Corredor Ecológico do Rio Taquari, projeto que mapeou todas as propriedades rurais e urbanas que margeiam o rio, com a respectiva elaboração de diagnósticos e do plano de recuperação de cada uma delas. Cada projeto prevê entre 10, 20 ou, no máximo, 30 metros de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP), através da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta entre a prefeitura de Estrela e o proprietário. Dez projetos já estão em fase de execução. A intenção do município é aprovar e executar, neste ano, todos os projetos, além de estender o Corredor Ecológico para os arroios Estrela e Boa Vista e para as nascentes do município.

O prefeito Brönstrup, reeleito na eleição passada, priorizou o meio ambiente em sua administração. Desta forma, Estrela já possui usina de tratamento de lixo e desenvolve o projeto Sala Verde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para realização de ações de educação ambiental envolvendo toda a comunidade da região. O espaço possui biblioteca ambiental, local para palestras e promove diferentes ações de democratização da informação ambiental, como mostras fotográficas e jogos didáticos. Estrela mais Verde é outro importante programa da administração municipal, que planeja e executa, há dois anos, arborização urbana com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul