Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição fotográfica conta a história do Palácio Piratini

Publicação:

Por meio de fotografias é possível, a partir desta segunda-feira (23), encontrar na escadaria principal do Palácio Piratini um pouco mais sobre a construção e história do prédio que guarda importantes decisões políticas do Rio Grande do Sul. A mostra,
Exposição fotográfica conta a história do Palácio Piratini

Por meio de fotografias é possível, a partir desta segunda-feira (23), encontrar na escadaria principal do Palácio Piratini um pouco mais sobre a construção e história do prédio que guarda importantes decisões políticas do Rio Grande do Sul. A mostra, que se estende até o dia 31 de maio, apresenta trabalhos que remetem à construção do Palácio, instalações artísticas, evolução das obras e valorização dos servidores da sede do Governo.

São 52 fotos, que apresentam desde o projeto, os alicerces e construção do Palácio, até fotos atuais, que mostram a Ala Residencial, obras de arte e servidores. A exposição, que faz parte das comemorações de 90 anos do Palácio Piratini, é um projeto da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e Secretaria de Cultura, com apoio do arquivo histórico do Museu José da Costa e do Museu do Rio Grande do Sul e assessoria de arquitetura do Palácio Piratini.

As fotografias atuais foram selecionadas pela equipe de fotógrafos da Secom, Camila Domingues, Claudio Fachel e Eduardo Seidl. Para a realização desta mostra, o projeto recebeu apoio do Museu de Arte do RS, Memorial do RS e Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), pela impressão das imagens.

A história do Palácio
O Palácio Piratini foi construído para substituir o antigo Palácio de Barro, que existia no mesmo local. No fim do século XIX, o prédio original encontrava-se em péssimo estado, demandando a construção de um novo. O primeiro projeto foi de autoria do arquiteto Affonso Hebert, e a pedra fundamental foi lançada em 27 de outubro de 1896. Um ano depois, o arquiteto francês, Maurice Gras, veio ao Rio Grande do Sul e apresentou uma proposta que foi aprovada. Em 20 de setembro de 1909, foi lançada a segunda pedra fundamental do Palácio.

Em 17 de maio de 1921 o prédio pôde ser ocupado, mas somente na década de 1970 o Palácio foi dado como concluído. Em 1955, por meio de decreto do governador Ildo Meneghetti, foi outorgado o nome oficial de Palácio Piratini, uma homenagem à primeira Capital da República Rio-Grandense durante a Revolução Farroupilha.

Texto: Daiane Roldão da Silva
Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul