Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição Portinari no Museu Castro Maya fica em cartaz até domingo

Publicação:

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul intensifica as atividades ligadas à exposição Portinari no Museu Castro Maya, em cartaz até dia 29 de agosto. Por meio da Secretaria estadual da Cultura e do Museu de Arte do Rio Grande do sul, acontece, nesta
Exposição Portinari no Museu Castro Maya fica em cartaz até domingo

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul intensifica as atividades ligadas à exposição Portinari no Museu Castro Maya, em cartaz até dia 29 de agosto. Por meio da Secretaria estadual da Cultura e do Museu de Arte do Rio Grande do sul, acontece, nesta quarta-feira (25), às 18h, um encontro com João Cândido Portinari, no auditório do Margs.

O filho de Portinari vai falar sobre a obra do pai, um dos mais importantes artistas do Brasil. Na mesma ocasião, será lançado o catálogo da mostra. Já na quinta-feira (26), a curadora Anna Paola Baptista realiza uma visita guiada, às 17h. Ela vai acompanhar o visitante e falar sobre as obras de Portinari na coleção do mecenas Castro Maya. O público poderá conferir a exposição até o próximo domingo, 29 de agosto.

Exposição
A exposição Portinari na Coleção Castro Maya, em cartaz nas Pinacotecas do Margs, possibilita o acesso a pinturas, desenhos e gravuras, realizadas entre 1938 e 1958. Raramente a coleção deixa o Museu da Chácara do Céu, uma das unidades do Museu Castro Maya, no Rio de Janeiro, detentor do maior acervo público do artista. Apresentada em abril na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a mostra enfoca a obra de Cândido Portinari pelo viés da amizade tecida entre ele e o mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya.

O padrão principal da coleção é o Portinari mais lírico, porém os temas mais conhecidos do grande público como os trabalhadores, os jogos infantis e o povo, retratados pelo artista, também estão representados no conjunto da mostra. São cerca de 50 obras selecionadas pela curadora Anna Paola Baptista. Trabalhos e projetos especiais encomendados por Castro Maya, como ilustrações de livros, além de material bibliográfico, fotografias e documentos que registraram o afeto e as afinidades que uniram os dois também compõem a exposição.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul