Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Famílias do programa PIM-PIA recebem boas-vindas do Gabinete de Políticas Sociais

Publicação:

PIM-PIA
Maria Helena Sartori ressaltou que o Gabinete de Políticas Sociais vem trabalhando para fortalecer o PIM, através da integração - Foto: Karine Viana

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou da ação de boas-vindas às famílias que fazem parte do programa Primeira Infância Melhor-Porto Infância Alegre (PIM-PIA), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação da Capital. A atividade foi realizada na tarde desta segunda-feira (23), no Estádio Beira-Rio, e reuniu cerca de 300 crianças, familiares, cuidadores, visitadores e assessores do projeto.

Maria Helena relatou que conhece a história do PIM desde a sua criação e que o programa tem apresentado ótimos resultados em cerca de 230 municípios gaúchos. Também lembrou que o Gabinete de Políticas Sociais, junto a diversas secretarias e instituições estaduais, está trabalhando para fortalecer o PIM, através da integração do programa aos Planos Municipais de Educação.

“Queremos levar o PIM a mais famílias em todo o Rio Grande do Sul”, afirmou, ao se dirigir aos familiares presentes. “Se (o PIM) é bom para vocês e para as crianças, é bom para toda a sociedade e para o nosso Estado”, ressaltou. “Com essa experiência, acreditamos que vamos construir uma sociedade melhor, com mais paz e mais harmonia”, concluiu.

As boas-vindas tiveram como objetivos propiciar às famílias atendidas pelo PIM- PIA a visitação ao complexo do acervo do Beira-Rio e a realização de atividades recreativas, de integração social e de saúde comunitária. Cuidadores e crianças de seis comunidades participaram da ação – Vila Pinto, Vila Mapa, Chácara da Fumaça, Ilhas, Safira e Cruzeiro. A secretária adjunta municipal de Educação e coordenadora do PIM-PIA, Maria da Graça Gomes Paiva, informou que o evento também abriu o calendário de atividades do programa.

Porto Alegre foi o primeiro município a implantar o projeto, que vai completar 11 anos no mês de maio. Atualmente, famílias em situação de vulnerabilidade, desde gestantes até crianças de cinco anos, de dez comunidades, são atendidas pelo PIM-PIA. “Esta é uma proposta de política pública preventiva,  socioeducativa e de atendimento domiciliar, uma grande ferramenta para preparar os primeiros anos de vida dessas crianças”, salientou.

Também prestigiaram a ação do PIM-PIA representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), das secretarias municipais de Saúde, de Cultura, de Turismo e de Administração, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da Brigada Militar, da Carris, da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), do Sport Club Internacional e da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci).

Texto: Sílvia Lago

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul