Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Farmácias privadas poderão aplicar doses de vacina da gripe pelo SUS

Publicação:

Brasília - Frasco de vacina contra a gripe (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nesta segunda-feira (23/3), campanha de vacinação abre para idosos e profissionais da saúde - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo

As farmácias privadas que tiverem interesse e estrutura profissional suficiente poderão aplicar doses da vacina que protege contra a Influenza durante o período da Campanha Nacional de Vacinação da Gripe deste ano. O período se inicia nesta segunda-feira (23/3) e segue até 22 de maio.

A Portaria da Secretaria da Saúde (SES) número 213/2020, que regula a parceria o governo do Rio Grande do Sul e as farmácias privadas, foi publicada na sexta-feira (20/3). A resolução tem caráter excepcional, em decorrência da pandemia da Covid-19 e da situação de calamidade pública vigente no Estado, e busca evitar aglomerações nos postos de saúde.

Os insumos distribuídos pelo poder público deverão ser ofertados gratuitamente e somente ao público-alvo da campanha.

Profissionais da saúde e
idosos são a primeira etapa

Nesta segunda-feira (23/3), a Campanha Nacional de Vacinação abre para idosos e profissionais da saúde. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos.

Na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9), apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a circulação de influenza na população.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul