Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fepam participa de simulado de acidente com nafta no Polo Petroquímico de Triunfo

Publicação:

Foi criado um cenário no qual ocorreu a explosão em um tanque de nafta com incêndio e vazamento do produto
Foi criado um cenário no qual ocorreu a explosão em um tanque de nafta com incêndio e vazamento do produto - Foto: Divulgação/Sema

A equipe de Emergências Ambientais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) participou, nesta quinta-feira (14), de operação simulada de vazamento de nafta na unidade de insumos básicos da Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo.

Para testar o preparo das equipes que realizam os atendimentos de acidentes no Polo Petroquímico, foi criado um cenário no qual ocorreu a explosão em um tanque de nafta com incêndio e vazamento do produto. Além disso, no cenário planejado, seis pessoas foram atingidas pela explosão com diferentes tipos de ferimentos.

O treinamento, que durou cerca de três horas, movimentou os funcionários de todas as empresas do Polo, que foram retiradas dos locais de trabalho, atendendo ao protocolo estabelecido para o nível do cenário criado.

O engenheiro químico da Fepam, André Milanez, explicou que é importante realizar esse tipo de simulado para verificar os tempos de resposta na atuação do acidente, o nível de preparo das equipes de atendimento e o tempo de evacuação das áreas, bem como o encaminhamento dos feridos aos hospitais. O simulado serve também para avaliar a funcionalidade dos equipamentos.

A engenheira química Margareth Foernges, da Fepam, também participou da simulação.

Texto: Ascom Sema
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul