Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festa da Laranja de Marcelino Ramos destaca trabalho da Emater/RS-Ascar

Publicação:

Dentro da programação da 11º Festa da Laranja - Feira do Agronegócio, Indústria e Comércio de Marcelino Ramos, realizada no final de semana (15 e 16), um ciclo de palestras técnicas destinadas a produtores rurais com objetivo de aperfeiçoar as técnicas de plantio, manejo, colheita e comercialização marcou o evento. As palestras foram ministradas na sexta-feira (14), antecedendo a abertura oficial da feira.

O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim e assistente regional na área de bovinocultura de leite, Valmir Dartora, apresentou um panorama da situação de mercado, produção e da atividade leiteira como negócio, principalmente se comparada com outras culturas. Além da importância do gerenciamento da propriedade, Dartora destacou os fatores essenciais para a produção do leite, como água de boa qualidade, alimentação e abrigo para os animais. O pasto é vital para os ruminantes e é o alimento mais barato, avaliou.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar na área de citricultura, Nilton Cipriano Dutra de Souza, apresentou um panorama estadual e nacional sobre mercado, produção e comercialização de citros. Nilton chamou atenção para organização dos produtores da região. Outro fator para o sucesso na atividade e na conquista de mercado é a qualidade da fruta, profissionalização, investimento em variedade sem sementes e o envolvimento de todas as entidades da região para tratar da citricultura, além da instalação de câmaras frias para vendas futuras. Nilton também lembrou das conquistas da região, entre elas, o zoneamento agrícola para citros, instalação de dois viveiros de mudas e curso de citricultura ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).

As atividades prosseguiram à tarde com as palestras sobre legislação florestal, ministrada pelo engenheiro florestal, Roberto Ferron, que esteve acompanhado engenheiro florestal, Jorge Silvano Silveira, do consultor do Sebrae, Antoninho Luiz Berton, que orientou sobre solos e tratos culturais em citros. O empresário e produtor Enio Faggion expôs sua experiência na produção de laranja orgânica.

O município de Marcelino Ramos tem uma área de cerca 600 hectares com produção de citros, sendo 280 hectares cultivados com bergamotas e 320, com laranjas, sendo 90% da variedade valência. Além de citricultura, Marcelino Ramos se notabiliza pelo turismo. A comercialização é feita para diversos segmentos, mas cerca de 75% é vendido in natura.

Abertura
O diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin, e o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmir Dartora, prestigiaram a solenidade de abertura do evento. Também estiverem presentes prefeitos da região, entre outras lideranças locais e regionais.

Emater/RS-Ascar mostra ações na feira
A Emater/RS-Ascar, com sua tradicional Casa, mostrou um pouco das ações da extensão rural. No espaço, foi instalada uma maquete de um secador solar, distribuído material técnico e educativo, além de mostradas plantas medicinais e ornamentais.

Produtos à base de citros
Todos os pratos servidos no coquetel, bem como no espaço da Emater/RS-Ascar, foram preparados à base de citros. Também foi realizada a Feira dos Produtos de Derivados de Laranja, marcando a Semana da Alimentação. A 11ª Festa da Laranja - Feira do Agronegócio, Indústria e Comércio de Marcelino Ramos foi promovida pela Prefeitura, Associação de Citricultores, Emater/RS-Ascar, Grupo de Trilheiros, instituições bancárias, Associação Comercial, Sutraf, Cocel, Instituto Estadual de Educação de Marcelino Ramos e Clubes de Mães.


Texto: Terezinha Mariza Vilk
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul