Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fifa e COL avaliam planejamento operacional para a Copa no Estado

Publicação:

08.10.13: Técnicos da Fifa e COL avaliam questões operacionais do Beira-Rio para a Copa 2014.
Vistoria das obras do Beira-Rio - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

Um dia após a visita do secretário-geral da Fifa ao Estado, Jérôme Valcke, a preparação para a Copa continua movimentando a Capital gaúcha. Um grupo de 46 pessoas ligadas à Fifa, Comitê Organizador Local (COL), além do Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre, Sport Club Internacional e Construtora Andrade Gutierrez participa, nesta terça-feira (8), no estádio Beira-Rio, da Visita de Monitoramento de Estádios.

É uma Inspection Tour [visita de inspeção], que observa todas as áreas, como segurança, tecnologia, logística e infraestrutura. São técnicos numa oficina de trabalho com um check list de necessidades para fazermos uma boa Copa, explica o secretário de Esportes Lazer do RS, Kalil Sehbe.

É a quarta visita deles e saíram daqui satisfeitos, completou Kalil, que também coordena o Comitê Gestor da Copa no Estado (CGCopa). Na área de segurança pública, o Governo do Estado está na reta final da preparação, focada na aquisição de equipamentos de alta tecnologia e a qualificação.

Durante todo o dia, o grupo ficará reunido no Beira-Rio avaliando o cronograma e o planejamento em áreas como Mídia e TV, Marketing, Serviços Médicos, Segurança, Voluntários, Transporte e bilheterias. As obras são fontes das necessidades dos investimentos e ficam como legado, pelo que estamos observando está tudo dentro do planejado, resume o chefe do escritório do COL em Porto Alegre, Paulo André Jukoski da Silva, o ex-jogador de vôlei Paulão.

As obras de mobilidade urbana estão 70% concluídas, e todas as intervenções no entorno do Beira-Rio estarão prontas até abril, destacou o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz. Até a competição, além de uma nova visita do secretário-geral da Fifa, outra Visita de Monitoramento de Estádios deve ocorrer.

Texto: Anna Magagnin
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul