Finais entre campeões do Cergs e do Jergs serão em Novo Hamburgo

SEL medalhas
Organizado pela Sel, o Cergs é direcionado para as escolas da rede privada; a Seduc organiza os Jergs - Foto: Ascom Sel

Correção: até as 17h de 13/8, ficou informado incorretamente, na tabela de horários no final do texto, que as finais seriam de futebol, mas são de futsal; a informação já está corrigida abaixo.

Está chegando a hora da final entre os vencedores do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) e dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). O encontro será em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na segunda-feira (12/8), no ginásio da Sociedade Ginástica (veja tabela de jogos abaixo).

CERGS campeã Handebol feminino Escola São Domingos Torres
Equipe campeã no handebol feminino no Cergs foi a Escola São Domingos, de Torres - Foto: Divulgação / Sel

Na disputa serão definidos os representantes gaúchos para os Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que ocorrerá em Blumenau (SC). A cidade receberá as finais de futsal, basquetebol e handebol.

Colégio Gusch de São Leopoldo campeã cergs futsal sub 17
Campeã Cergs futsal sub 17 foi a equipe do Colégio GuSch, de São Leopoldo - Foto: Divulgação / Sel

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, ressaltou a importância dessas competições para a formação dos jovens. “Um dos ganhos mais importantes durante a formação escolar é a prática do esporte, porque gera saúde, disciplina e respeito ao adversário, sendo as competições essenciais para isso”, explicou.

Organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer, o Cergs é direcionado para as escolas da rede privada gaúcha. É dividido entre 12 modalidades esportivas, masculinas e femininas. Nas modalidades coletivas estão o basquete, futsal, handebol e vôlei. Nas individuais, o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

La Salle do Carmo, campeão do Cergs Handbol Masculino de 15 a 17 anos)
Campeão do Cergs no handbol masculino (15-17 anos) foi a equipe do La Salle do Carmo, de Caxias do Sul - Foto: Divulgação / Sel

Os Jergs são promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. São modalidades do Jergs o atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, além de atletismo, bocha paralímpica e tênis de mesa para alunos com deficiência.

SUPER FINAL

Serão disputadas sete finais na segunda-feira (12/8), na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo:

– Futsal feminino infantil: 9h
– Futsal feminino juvenil: 10h
– Futsal masculino infantil: 11h
– Basquete feminino juvenil: 12h
– Handebol masculino infantil: 12h
– Handebal feminino infantil: 13h
– Handebal masculino juvenil: 14h

Obs.: infantil (12 a 14 anos); juvenil (15 a 17 anos)

Texto: Ascom Sel
Edição: Secom