Fórum nacional sobre desenvolvimento regional, cooperativismo e mudanças climáticas acontece na quarta (8), em Porto Alegre
Evento promovido pelo BRDE e ABDE reunirá autoridades, lideranças do setor econômico e representantes do setor produtivo
Publicação:

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoverão na quarta-feira (8/10), em Porto Alegre, o Fórum Debate ABDE – “Desenvolvimento regional e cooperativismo: desafios e oportunidades para a promoção da transição sustentável justa”. O evento será uma oportunidade para discussões sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e construção de um futuro mais resiliente.
A programação ocorrerá das 9h às 18h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico da capital do Estado, reunindo representantes do setor público, do setor privado e da sociedade civil. Também contará com a presença de presidentes de cooperativas de crédito, de dirigentes de bancos de desenvolvimento e de especialistas em sustentabilidade para debater soluções inovadoras e de baixo impacto ambiental para o futuro do país.
Nesta edição, realizada pela ABDE e pelo BRDE, o foco estará nos desafios enfrentados pela região Sul do país, recentemente afetada por eventos meteorológicos extremos, como secas e enchentes. O encontro integra uma série de fóruns que a ABDE vem realizando em diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de aproximar os debates do Sistema Nacional de Fomento (SNF) das realidades locais, ampliando a participação de diversos atores sociais. O evento conta, também, com o apoio do Badesul.
Cooperativismo nas políticas públicas
“O Rio Grande do Sul viveu de perto os efeitos das mudanças climáticas, e isso torna este fórum ainda mais relevante. O BRDE tem atuado de forma estratégica no financiamento a projetos que conciliam desenvolvimento econômico e sustentabilidade, ajudando a construir um futuro mais resiliente para a região”, afirma o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.
Para o diretor da ABDE e diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcelo Barbosa Saintive, o fórum reforça a importância da articulação entre instituições financeiras de desenvolvimento, cooperativas de crédito e setor produtivo. “Nosso objetivo é mostrar que desenvolvimento regional, inclusão social e transição sustentável não são agendas isoladas, mas partes de um mesmo caminho. O cooperativismo tem se mostrado uma ferramenta poderosa para fortalecer cadeias produtivas, gerar empregos e viabilizar negócios que transformam realidades locais.”
Entre os destaques da programação, estão debates sobre o papel do cooperativismo nas políticas públicas e no desenvolvimento regional, agricultura sustentável, adaptação climática para cidades e os desafios da construção de cidades resilientes. O evento também marcará o lançamento do estudo Financiamento de adaptação climática para cidades sustentáveis, elaborado pela ABDE em parceria com a Frankfurt School e a Agência Francesa de Desenvolvimento.
O BRDE, que é vinculado ao governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, integra o SNF.
As inscrições podem ser feitas no site da ABDE.
Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom