Frigorífico Marfrig recebe licença de operação da Fepam
Publicação:

O frigorífico Marfrig Global Foods recebeu a Licença de Operação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ligada à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), nesta quinta-feira (31), na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A empresa Marfrig vai retomar as atividades no município de Alegrete, com a expectativa de gerar 590 novos empregos. A capacidade produtiva mensal passará para 20 mil bovinos abatidos.
Sartori destacou o evento da Marfrig como sendo um dos mais importantes da Expointer, porque representa o "desenvolvimento do Estado, a geração de emprego e renda que vai beneficiar toda a sociedade e dar melhores condições às famílias".
O ministro adjunto da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, afirmou que é em momentos de crise que é preciso inovar e que todos precisamos trabalhar para o desenvolvimento e gerar frutos futuros para a sociedade.
O frigorífico Marfrig Global Foods recebeu a Licença de Operação da Fepam. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Para a secretária da Sema e diretora presidente da Fepam, Ana Pellini, esta é uma boa notícia para o Rio Grande do Sul e significa os avanços do poder público na desburocratização dos processos. "A Marfrig é um símbolo, não só pela geração de emprego e renda, mas reforça a política e as características do bioma pampa”, afirmou.
Pellini destacou a redução no tempo de análise de processos de licenciamento, pela entidade. Em 2015, eram 13 mil processos e atualmente são 4,9 mil. A secretária também citou outro exemplo da desburocratização e agilidade dos licenciamentos ambientais: o Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL).
Para a reabertura do frigorífico, a Marfrig firmou Termo de Compromisso Ambiental, em que se compromete a realizar adequações nas suas instalações, como a otimização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom