Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Atendimento Socioeducativo realiza formatura do Pronatec em Novo Hamburgo

Publicação:

Formandos estão aptos a executar revestimentos argamassados e cerâmicos em obras
Formandos estão aptos a executar revestimentos argamassados e cerâmicos em obras - Foto: Gabriel Lautenschleger

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) participou, na tarde desta quarta-feira (8), da formatura de uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), composta por jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo. Participaram a secretária Juçara Dutra Vieira e a diretora de Direitos Humanos da pasta, Eliene Amorim. O curso de “Aplicador de Revestimento Cerâmico”, atende jovens em conflito com a lei que estão abrigados no Case.

O objetivo do curso é que os jovens possam aprender uma profissão e, após as aulas, os alunos ficam aptos a executar revestimentos argamassados e cerâmicos em paramentos horizontais e verticais em edificações. Eles utilizam equipamentos, ferramentas e instrumentos específicos, seguindo normas técnicas, de qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho.

A secretária Juçara falou aos formandos e familiares que participavam do evento sobre a importância de um curso como o que foi realizado pela equipe do Senai, em parceria com os socioeducadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). “O futuro dos jovens se define em três principais eixos, são eles: Educação, Lazer e Mundo do Trabalho. O trabalho nos traz o sustento, por isso da importância dele na nossa vida, por isso é muito bom trabalhar, e hoje vocês estão se formando e abrindo as portas para o mercado de trabalho. A gente torce muito por vocês e queremos que quando saírem daqui levem uma lembrança, a lembrança que aqui as pessoas acreditaram em vocês. Que essa passagem seja uma página virada, e que vocês olhem para o futuro lembrando daqui como um local positivo”, concluiu Juçara.

Os jovens fizeram um agradecimento especial. Quatro deles leram o texto que eles mesmo escreveram para homenagear os familiares que estavam felizes pela formatura. “Esperamos dar muito orgulho à todos que estão aqui. Nós fizemos através desse curso melhorias nas salas do Case também como uma forma de agradecimento. Muito obrigado à Fase e Senai pelo curso”, finalizou o texto.

Uma mãe falou sobre a alegria de ver o filho agora ter uma profissionalização. “O meu filho parou aqui por que fez coisas erradas, mas mesmo assim a oportunidade que ele teve podendo fazer esse curso e agora ter uma profissão é algo que me deixou muito feliz. Agora ele poderá sair e não voltar a fazer coisas erradas”, disse.

O Diretor do Case Novo Hamburgo, Felipe Bubols, agradeceu a parceria do Senai e falou da importância de os jovens adquirirem conhecimento e desenvolverem suas habilidades. "Ao reconquistarem sua liberdade, já terão uma profissão. O trabalho socioeducativo do RS é uma referência para o Brasil", conclui Bubols.

Ainda na oportunidade, a secretária Juçara visitou todas as instalações do Case, conversou com os servidores e ouviu as demandas da direção do centro.O curso é uma parceria entre o Senai e Fase, através do Pronatec. Novos cursos e novas turmas estão sendo estudadas para a unidade ainda neste ano.

Texto: Gabriel Lautenschleger

Portal do Estado do Rio Grande do Sul