Fundação Piratini firma acordo para que TV Câmara POA opere em sinal aberto
Publicação:

Acordo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Cultural Piratini e a TV Câmara de Porto Alegre possibilitará à TV Câmara a transmissão de seu sinal em rede aberta e digital pelo canal 61.4. A cerimônia de assinatura aconteceu em sessão especial do Legislativo municipal na noite dessa segunda-feira (27).
Além do documento, uma placa foi descerrada para marcar o evento. O ato foi acompanhado por convidados e autoridades, entre as quais o prefeito em exercício, Sebastião Melo, o presidente da TVE, Pedro Luis da Silveira Osório, o defensor público geral em exercício, Marcelo Dadalt, e o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), João Batista de Melo Filho.
A TV Câmara POA está inserta na Rede Legislativa, coordenada pela TV Câmara Federal, que disponibiliza equipamentos para a transmissão do sinal em canal aberto e gratuito. O acordo com a Câmara Federal foi assinado no ano passado, quando entrou no ar a TV Digital Assembleia/RS. Desde então, a Câmara de Porto Alegre buscou, junto à TVE, uma parceria para instalação do equipamento que transportasse o sinal até os equipamentos da TV Câmara Federal e, assim, distribuísse, via Parque de Transmissores da própria TVE, para mais 50 municípios gaúchos.
Idealizada e coordenada pela Câmara dos Deputados, a Rede Legislativa de TV Digital opera no sistema de multiprogramação - recurso que permite o tráfego de quatro programações independentes de televisão em um mesmo canal, 24 horas por dia.
O presidente da Fundação Piratini, Pedro Osório, assinalou que a formação de uma rede pública, envolvendo a TV Assembleia, TV Câmara e TVE era um sonho antigo. O avanço da tecnologia e da ampliação das concessões permitiu que houvesse uma aproximação e a sedimentação da ideia de que, para além das questões ideológicas, pudesse viabilizar a parceria que se inicia nesta data.
Osório afirmou ainda que a radiodifusão pública e privada não são concorrentes. Não se trata de competir, porque sabemos que as imposições comerciais limitam o conteúdo e que as redes públicas podem propor um conteúdo diferenciado e especialmente educativo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Thiago Duarte, a comunicação pública é fundamental para a consolidação da cidadania, pois ela trata dos processos de comunicação realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, voltando o seu foco para os temas de interesse público.
Atualmente, as instituições públicas têm se preocupado em criar seus próprios canais de comunicação direta com a sociedade, uma vez que os veículos de comunicação comerciais não conseguem fazer de forma mais aprofundada a cobertura jornalística dos vários temas em pauta nos Legislativos, afirmou.
O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, lembrou que é no Poder Legislativo que se encontra a representação plural da cidade, reunindo todas as correntes e partidos, e que é na transparência de suas ações que está uma das mais importantes ferramentas para a consolidação da democracia. Melo ainda elogiou a programação da TVE e declarou que a emissora é indispensável para os gaúchos.
Texto: Anahy Metz
Foto: Francielle Caetano
Edição: Redação Secom