Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças do interior

Governador em exercício recebeu representantes de Espumoso, Mormaço, Nova Ramada e Portão no Palácio Piratini

Publicação:

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças Espumoso e Mormaço JAN 2025 (3)
Comitivas de Espumoso e Mormaço ressaltaram a necessidade de pavimentação do trecho de 14 quilômetros que liga os municípios - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, reuniu-se nesta quinta-feira (9/1), no Palácio Piratini, com lideranças de quatro municípios para discutir demandas de infraestrutura regional. Entre as principais pautas estavam obras de pavimentação, duplicação de pontes e melhorias no acesso a rodovias estaduais.

A agenda teve início com as comitivas de Espumoso e Mormaço, que destacaram a necessidade de pavimentação do trecho de 14 quilômetros que liga os dois municípios, além da duplicação da ponte da VRS-817, que conecta Espumoso a Alto Alegre. Acompanhado pelo secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, e pelo deputado estadual Rafael Braga, Gabriel destacou a capacidade do governo estadual de realizar grandes investimentos, viabilizados pela suspensão da dívida com a União por três anos, em decorrência das enchentes de maio de 2024.

"Isso nos possibilitará o aporte de cerca de R$ 12 bilhões neste período. E todo o recurso deverá ser utilizado para investimentos em reconstrução", disse Gabriel.

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças Espumoso e Mormaço JAN 2025 (1)
Gabriel destacou a capacidade do governo de realizar investimentos, viabilizados pela suspensão da dívida com a União por 3 anos - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O prefeito de Espumoso, Gerson Machado, reforçou a relevância das obras para o desenvolvimento econômico e social da região. A pavimentação é considerada essencial para o escoamento da produção agropecuária e para impulsionar o comércio local, além de trazer mais segurança aos usuários das vias.

O secretário Costella explicou que duas alternativas estão sendo analisadas para viabilizar a obra, incluindo a possibilidade de um convênio com os municípios. Além disso, Costella explicou que a administração municipal deverá revisar o projeto para adequá-lo às exigências orçamentárias atuais. A pavimentação entre Espumoso e Mormaço tem custo estimado em R$ 26 milhões, com uma contrapartida municipal prevista entre 10% a 20%.

"Todas as obras são importantes para ampliar a infraestrutura viária do Estado, pois, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento local, servem como novas alternativas, para eventuais casos de bloqueios. Além disso, são obras fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, para o escoamento da produção e para que motoristas transitem com segurança", disse o secretário. 

Acessos dos municípios de Portão e de Nova Ramada

Além das lideranças do Alto Jacuí, Gabriel Souza recebeu representantes de Portão, município da Região Metropolitana, que solicitaram a construção de um novo acesso à cidade pela RS-240. Uma nova reunião, desta vez com a concessionária que administra a rodovia, será marcada para debater o projeto, que deverá ser apresentado pelo município.

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças Portão JAN 2025
Gabriel Souza recebeu representantes de Portão, que solicitaram a construção de um novo acesso à cidade pela RS-240 - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

No fim da tarde, o governador em exercício reuniu-se com lideranças de Nova Ramada, cidade do Norte do Estado, para tratar do acesso asfáltico do município até a RS-155. Gabriel anunciou que o Estado licitará a obra, que já possui projeto técnico concluído. Para dar andamento ao processo, o município deverá atualizar o orçamento e encaminhar a documentação necessária. 

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças Nova ramada JAN 2025
Com lideranças de Nova Ramada, governador em exercício anunciou que o Estado licitará obra do acesso asfáltico do município - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

"São obras que não apenas promovem o desenvolvimento local, mas também fortalecem a economia estadual ao garantir o escoamento da produção e ampliar a segurança viária. Infraestrutura é um dos pilares para o progresso do Rio Grande do Sul", concluiu Gabriel.

Texto: Juliana Pimentel e Dayanne Rodrigues/GVG
Edição: Éder Kurz/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul