Vice-governador participou de evento para empreendedores no Norte do Estado

Gabriel Souza detalha ações do Estado pela reconstrução e competitividade do RS em Passo Fundo   ago24
Além de representantes do Estado, evento reuniu empreendedores de diferentes áreas e lideranças regionais - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

As iniciativas do governo gaúcho pelo futuro do Estado foram o destaque da participação do vice-governador Gabriel Souza no Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (9/8). O evento, promovido pelo Centro de Liderança Pública do Brasil (CLP) e pela Atitus Educação, reuniu também o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, empreendedores de diferentes áreas e lideranças regionais, em Passo Fundo, no Norte do Estado.

Com foco na reconstrução, Gabriel abordou medidas emergenciais adotadas durante e após as enchentes, destacando a sequência de ações em prol da competitividade gaúcha. “O Estado vinha liderando o ranking de setores importantes, como a inovação, e não podemos perder isso de vista. Além do trabalho de reconstrução, nossa missão de colocar o Rio Grande do Sul em posição estratégica para o crescimento e para mais oportunidades de desenvolvimento é ainda maior”, disse, referindo-se especialmente a projetos pela qualificação do capital humano.

Em relação ao desenvolvimento local, o vice-governador enfatizou a importância da região, que representa 13,98% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado – é a segunda maior economia gaúcha, atrás somente da Região Metropolitana de Porto Alegre. A localidade também é um polo de saúde do sul do Brasil.

GABRIEL   Gabriel Souza detalha ações do Estado pela reconstrução e competitividade do RS em Passo Fundo
"O Estado vinha liderando o ranking de setores importantes, como a inovação, e não podemos perder isso de vista", disse Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

“Esta é uma região fundamental para o crescimento estadual. Temos aqui desafios sobre os quais já estamos debruçados, como o fortalecimento do aeroporto de Passo Fundo e as melhorias logísticas com a concessão de rodovias regionais”, explicou o vice-governador.

Ações de desenvolvimento

Polo destacou o andamento do projeto sobre a Agência de Promoção Comercial e Atração de Investimentos do Rio Grande do Sul, que tem previsão de começar a operação nos próximos meses. “Analisamos modelos de agências como as de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também de outros países. Estamos estruturando a nossa versão para que tenhamos mais proatividade na atração de investimentos e na abertura de mercados”, explicou o secretário.

Sobre o Plano de Desenvolvimento do Estado – que começou em março mas foi pausado em maio razão das enchentes –, Polo explicou que está em fase de conclusão e deverá ser apresentado nos próximos meses. “Ouvimos empresários e entidades e vamos levar em conta tanto os setores da nossa economia tradicional quanto os setores inovadores. No caso do agronegócio, por exemplo, trabalharemos a agroindustrialização, agregando valor aos produtos”, salientou.

POLO detalha ações do Estado pela reconstrução e competitividade do RS em Passo Fundo
Polo (E) ressaltou manutenção de investimentos privados no RS - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A área da saúde foi mencionada como uma seara potencial para o desenvolvimento econômico, com a constante necessidade de atualização do atendimento para a sociedade. “Uma pesquisa inédita sobre edição gênica em neurônios com mutação e para portadores de epilepsia e deficiência do neurodeficiência será realizada pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica. O governo do Estado conseguiu, junto à Financiadora de Estudos e Projetos, um aporte de R$50 milhões para o estudo”, sinalizou.

O titular da Sedec ainda realçou a manutenção dos investimentos privados já confirmados – como é o caso do projeto de R$ 24 bilhões da multinacional chilena do setor florestal CMPC, que garantiu o aporte anunciado na construção da nova fábrica em Barra do Ribeiro.

“Além da geração de empregos e de todo o investimento em infraestrutura – tanto da parte da empresa quanto do governo estadual, abrangendo indiretamente 70 municípios –, a decisão da CMPC em continuar no Estado demonstra que o Rio Grande do Sul segue como um local atrativo para empreendedores”, ressaltou Polo.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG e Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Felipe Borges/Secom