Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Garibaldi é o primeiro município da Serra a integrar a Redesim

Publicação:

A Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), nesta terça-feira (9), avançou mais um passo para eliminar a burocracia e abreviar o tempo de abertura de empresas e outros procedimentos relativos à formalização de sociedades. O município de Garibaldi passa agora a contar com a Redesim - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Esta é a segunda cidade gaúcha a ser contemplada com o novo sistema, a primeira foi Esteio. A iniciativa é uma parceria entre a Jucergs, Prefeitura de Garibaldi e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A nova ferramenta já está em funcionamento e visa a atender todos os usuários da região.

Para o presidente da Jucergs, Paulo Mazzardo, a implantação da Redesim em Garibaldi, importante polo de vitivinicultura e moveleiro do estado, já que 80% do espumante e 60% do vinho nacional que são fabricados na região, resultam do "empenho e da parceria dos órgãos envolvidos em todo o processo". Destaca ainda que uma das diretrizes da sua gestão é de implementar a Rede para Simplificação nos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Com a Rede em funcionamento os usuários já podem fazer a abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair de Garibaldi. O novo sistema busca a integração por meio de uma única entrada de dados entre os órgãos e entidades conveniadas. A Redesim foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e sua a implantação está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), cujo titular é o secretário Fábio Branco.

O prefeito em exercício, Antonio Fachinelli, que é secretário da Fazenda do município, lembrou das dificuldades já enfrentadas pelos órgãos até a modernização do Registro Mercantil. Ele ressaltou que as inovações e facilidades da Redesim só vêm somar qualidade aos serviços hoje prestados pelos gestores públicos aos contribuintes, empresários e profissionais dos mais diversos segmentos.

A gestora da Redesim do Sebrae/RS, Janaína Zago fez uma explanação sobre o projeto destacando alguns dos aspectos positivos para a cidade. Redução de custos operacionais, emissão de alvará para empresas de baixo risco, sem necessidade de vistoria prévia e maior agilidade nos processos, foram alguns dos pontos destacados pela gestora.  

O lançamento oficial da Redesim ocorreu no Sagão do Executivo Municipal e contou com a presença do gerente da Regional da Serra Gaúcha Sebrae/RS, Rogério Rodrigues, de Alexandra Nicolini Bufatto e do diretor executivo Luiz Carrer, ambos da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, além da assessora jurídica da Jucergs, Inês Conceição Antunes Dilélio e de outras lideranças empresariais e secretários.
 

Texto: Denise Rodrigues/Jucergs
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul