Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Geração de empregos formais no Rio Grande do Sul supera 24 mil vagas em fevereiro e Estado tem segundo melhor resultado do país

Desde o início do ano, são mais de 42 mil novas vagas com carteira assinada

Publicação:

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
-

O Rio Grande do Sul prossegue com resultados positivos na geração de empregos em 2026. O Estado ocupa a segunda colocação no ranking das unidades federativas com maior saldo de vagas de trabalho com carteira assinada, totalizando 42.301 postos formais de emprego. Em fevereiro, o saldo ficou em 24.392 mil novas vagas. O resultado decorre de 157.667 contratações e 133.275 desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado nesta terça-feira (31/3).

Na avaliação do titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, o resultado positivo está atrelado, diretamente, à política de valorização do emprego realizada no governo Eduardo Leite. “O investimento que está sendo realizado em qualificação dos trabalhadores é inédito na história do Estado e os números do Caged deixam claro que são assertivas as ações que estamos realizando nessa área”, comentou. Conforme o secretário, programas como RS Qualificação e Carretas do Saber estão ativos em todas as regiões do Rio Grande do Sul. "Preparando a mão de obra do povo gaúcho para atuar em nossas empresas”, sustentou Sossella.

Desempenho por setores e cidades

Em fevereiro, a indústria foi o setor de destaque no Rio Grande do Sul, com 11.576 novos postos de trabalho. A agropecuária vem na sequência com 7.428 novas vagas formais, seguido pelo setor de serviços com 5.603. A construção registrou a criação de 1.368 novas vagas enquanto o setor do comércio, acompanhando tendência nacional, foi o único a apresentar resultado negativo, com a perda de 1.581 vagas formais.

Entre os cinco municípios que lideram a geração de empregos no Estado, em fevereiro, quatro deles estão nas regiões do Vale do Rio Pardo e Serra. São eles Santa Cruz do Sul (3.264), Vacaria (3.060), Caxias do Sul (2.837) e Venâncio Aires (1.663). Canoas (1.009) completa a lista.

Texto: Cássios Diogo Schaab/Ascom STDP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul