Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gestão Pública: crescem as ações de Governo eletrônico com resultados eficazes -GAVETA

Publicação:

As ações de governo eletrônico estão sendo potencializadas desde o final do ano passado quando foi formado o Fórum de Gestores da Informação e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão, em conjunto com a Secretaria da Fazenda e PROCERGS, a iniciativa do Departamento de Modernização e Gestão Pública (Degesp) pretende estabelecer um novo modelo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tendo como base a colaboração comum entre os gestores dos órgãos de governo.

Passados cinco meses, o Fórum é uma realidade com reuniões presenciais e/ou virtuais com troca de experiências e conhecimento gerando novas práticas em serviços eletrônicos que já trazem benefícios aos cidadãos gaúchos. E os exemplos positivos são muitos como conta o capitão Otávio Polita Filho, chefe de Divisão de Tecnologia da Informação, da Secretaria da Segurança Pública. Ele destaca que o cruzamento de dados de diversos bancos de dados tem ajudado em transplantes de medula óssea, com o auxílio decisivo na localização de doadores a partir de solicitação do Hospital de Clínicas, quando faz os cruzamentos de compatibilidade entre receptor e doador. Somos solicitados para localizar as pessoas que se cadastraram como doadores, mudam de endereço e não atualizam dados, explicou o capitão.

A evolução nesta área de governo eletrônico requer mudanças constantes como comprova Moacyr Portinho Gomes, palestrante convidado em um dos eventos, diretor do Gartner Group. Ele defendeu que há necessidade de mudança na área. É preciso quebrar paradigmas, sair da situação de conforto, destacou Gomes, afirmando ainda que o termo usuário (cidadão) pode ser pensado como o cliente, da iniciativa privada, necessitando de toda atenção do servidor público com direção à inovação.

Consolidar uma política de TIC

Para a diretora do departamento de Modernização da Gestão da Seplag e coordenadora do evento, Karen Maria Gross Lopes, é fundamental consolidar uma política de TIC para o Estado, que virá a partir do fortalecimento desses relacionamentos que existem e que devem ser fortalecidos. Quem tem mais experiência, que colabore mais, sugeriu apontando para redes de colaboração, discussão e compartilhamento aproveitando as reuniões presenciais mensais do Fórum e na sugestão e discussão de temas a partir do espaço virtual no site do Fórum, www.forum.rs.gov.br.

Outro destaque foi a palestra de Fabiano André Vergani, Presidente da InternetSul - Associação dos Provedores de Serviços de Internet do RS, SC e PR, que teve como tema a Rede de colaboração da InternetSul. O empresário do setor de tecnologia de informação comentou sobre a melhoria e a qualificação dos serviços de internet e dos membros do fórum, e ações sociais evidenciando o apoio a eventos e promoções de colaboração como Consulta Popular, Clique Alimentos, Combate à Pedofilia e Racismo na Internet e outros. O importante é que estamos alinhando nossas idéias com a Seplag e a PROCERGS modificando a imagem do pequeno provedor, diz Vergani.

O Fórum dos Gestores de TIC tem a participação de mais de 80 representantes de órgãos de governo e vai divulgar em breve um diagnóstico do setor, a partir de pesquisa que está sendo feita, apontando novas ações para qualificar os serviços em governo eletrônico. Há a perspectiva, conforme a diretora da Seplag, Karen Lopes, de realizar, em breve, curso de e-gov no formato de EAD.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul