GGI conhece sistema de videomonitoramento da PRF para trecho da BR-116
Publicação:
Os integrantes do gabinete de Gestão Integrada (GGI) conheceram, na manhã desta quarta-feira (1º), o sistema de videomonitoramento administrado pela Polícia Rodoviária Federal. Neste mês deverá entrar em operacionalidade no trecho da BR-116.
Ao início do encontro, ocorrido na Coordenação de Controle Operacional da PRF, em Porto Alegre, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, destacou o caráter agregador do colegiado, composto por representantes das áreas de Justiça e Segurança em atividade no Rio Grande do Sul, e que tem por objetivo a discussão e proposição de temas nesses segmentos. O encontro, observou o secretário, foi o 38º do GGI desde sua criação no RS, no ano de 2007.
Na apresentação do novo sistema de videomonitoramento, Fernando Luiz da Costa, do Núcleo de Telemática da 9ª Superintendência Regional da PRF, destacou que o sistema terá 24 equipamentos em operação, em 38 quilômetros de trecho duplicado da BR 116, na região metropolitana. Segundo ele, o espaço foi escolhido para receber as ferramentas digitais por ser o centro nervoso de automóveis que chegam ou deixam a Capital e municípios da região, bem como, em 2009, ter registrado mais de 4 mil acidentes.
Costa assinalou, também, que um total de R$ 2 milhões está sendo investido no sistema, que entre os referenciais terá análise analítica de imagens, contador de veículos, identificador de veículos parados e identificador de parada de fluxo. O suporte para a operacionalidade das câmeras virá de rede wirelles, do uso de fibra ótica em parceria com a Trensurb e da rede elétrica de alguns municípios.
Já o sistema embarcado - câmeras em viaturas - permitirá acesso direto a redes de informação policial como o Infoseg, Consultas Integradas, BR Brasil e Alerta, além da própria rede do DPRF. Conforme Costa, um dos objetivos é a integração do sistema com as demais câmeras de videomonitoramento em operação na região metropolitana, favorecendo as ações dos organismos do segmento.