Governador acerta vinda de guindaste para agilizar Porto de Pelotas
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O governador Germano Rigotto garantiu hoje (10) apoio ao aparelhamento do Porto de Pelotas. Em reunião no Palácio Piratini com lideranças políticas da região e o administrador do Porto de Pelotas, Roberto Carlos Hallal da Silva, da Superintendência de Portos e Hidrovias, o governador se comprometeu a negociar com o Ministério dos Transportes a vinda de um guindaste do Porto do Rio de Janeiro ao porto do município gaúcho. Rigotto também acertou com o secretário dos Transportes, Jair Foscarini, o envio de um ofício à Companhia das Docas do Rio de Janeiro para a definição da logística de desmontagem, transporte, montagem e construção de uma linha férrea no porto, pela qual o equipamento se deslocará. De acordo com Hallal da Silva, o trabalho deverá ser concluído em três meses.Se tudo correr sem problemas, a expectativa é de que o guindaste entre em operação a partir de abril de 2004. Com a modernização, o Porto de Pelotas poderá executar o protocolo de intenções firmado com indústrias de arroz para a utilização mais intensiva da navegação no transporte do produto. O acordo prevê a movimentação de 300 a 400 contêineres por mês, cada um com capacidade de 27 toneladas, para o deslocamento do arroz de Pelotas até Porto Alegre, através da Lagoa dos Patos. O protocolo envolve três indústrias arrozeiras e a produção que chegar a Porto Alegre será transportada para São Paulo por via ferroviária e rodoviária. O outro acordo fixou o transporte de mais 1,3 mil contêineres de arroz industrializado, por mês, do Porto de Pelotas para o Porto de Rio Grande, com destino ao mercado do Nordeste. Segundo o governador, o fundamental é o aparelhamento do porto de Pelotas. A melhoria nos equipamentos do porto será importante para a maior agilidade e capacidade na movimentação de cargas do terminal fluvial de Pelotas e região, observou o governador. Na avaliação de Germano Rigotto, haverá a necessidade de um investimento da parte do governo estadual no Porto Federal de Pelotas, que é administrado pelo Estado. Redução de custos Hallal da Silva destacou como grande vantagem do protocolo a redução de 5% nos custos do frete do arroz industrializado, tanto no destino Pelotas-Rio Grande, quanto no percurso Pelotas-Porto Alegre. Na sua avaliação, esse fato pode trazer benefícios ao mercado consumidor. Além disso, haverá uma grande dinamização no transporte fluvial do RS. O vice-presidente do Banco Redgional de desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Lélio Souza, os líderes políticos e o administrador do porto estiveram com o governador em audiência agendada pelo deputado Nelson Härter (PMDB).