Governador anuncia Artur Lemos Júnior como novo chefe da Casa Civil

Deputado Frederico Antunes permanece na liderança do governo na Assembleia Legislativa

Antunes Lemos Leite
Antunes e Lemos estiveram reunidos com Leite, quando os convites foram formalizados - Foto: Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou oficialmente nesta terça-feira (2/2) o nome do novo secretário-chefe da Casa Civil. Trata-se do atual secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, que assumirá a função na quarta-feira (3/2) e já deverá acompanhar a posse do novo presidente da Assembleia Legislativa ao lado do governador. O deputado Frederico Antunes participou da reunião que selou a indicação e aceitou o convite de Leite para seguir na liderança do governo na Casa.

“O secretário Artur concilia a experiência de ter liderado pastas importantes do Executivo, desde a gestão passada, e de ter atuado junto ao Legislativo, como coordenador de bancada. Sabe dialogar, é bom articulador, transita com acesso entre os parlamentares e possui nossa total confiança. Tenho a convicção que dará continuidade da melhor forma ao importante trabalho realizado sob o comando do secretário Otomar Vivian”, disse Leite.

O novo secretário-chefe da Casa Civil destacou que sua missão será de construir mais pontes em vez de muros. “Os gaúchos anseiam por novas façanhas na esperança de alcançar mais bem-estar. É pelo comprometimento dos diferentes atores da sociedade dentro das suas competências, pelo fortalecimento das relações de confiança mútua com o Parlamento e pelo planejamento e entregas dentro de uma estrutura de governança, que tenha a ética como força motriz, que me movo. Agradeço ao governador por essa oportunidade e aceito o desafio com a tarefa de ajudar a tornarmos o Rio Grande um Estado mais próspero”, ressaltou.

“Nosso governo avançou nos últimos dois anos com apoio na Assembleia Legislativa para mudanças profundas na estrutura da máquina pública, que já vão dando resultados importantes para o Estado. Seguiremos com agenda legislativa intensa para fazer o Rio Grande avançar ainda mais. E seguiremos contando com o empenho do deputado Frederico Antunes”, acrescentou Leite, sobre a manutenção do líder do governo.

“A intenção é seguir colaborando com o governo, agora com a parceria do secretário Artur, com quem temos uma boa relação há anos. Nosso desafio é manter os 100% de aproveitamento nos projetos enviados pelo Executivo à Assembleia e votados pelos deputados”, destacou Antunes.

O secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Pereira, assumirá interinamente o comando da pasta. O secretário-chefe da Casa Civil no período de janeiro de 2019 até agora, Otomar Vivian, assumirá em breve a diretoria de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Currículo

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Artur Lemos Júnior tem especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, MBA em Gestão e Business Law na Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Cursou Politics and Economics of International Energy, pela Sciences Po, em 2016.

Na administração pública, ocupou o cargo de diretor Administrativo e presidente da Fundação Zoobotânica (2006-2011). Em 2014 esteve na coordenação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. De janeiro de 2015 a dezembro de 2016, foi secretário adjunto da Secretaria de Minas e Energia, sendo secretário de 2017 a abril de 2018. Comandou a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura de janeiro de 2019 até agora, quando deixará a pasta para a Casa Civil. Representou o Rio Grande do Sul no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Texto: Renan Arais
Edição: Vitor Necchi/Secom