Governador assiste a espetáculo de futebol e de torcedores com rei e rainha da Holanda
Publicação:

A segunda partida da Copa do Mundo em Porto Alegre, nesta quarta-feira (18), foi marcada por espetáculos dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, Austrália e Holanda fizeram uma partida digna de um Mundial e, fora das quatro linhas (e dos portões do estádio), uma festa das torcidas e dos povos muito marcante. “A confraternização entre brasileiros, holandeses e australianos, que tomaram conta das ruas da Capital gaúcha, continuou no Beira-Rio e fomos brindados com uma linda festa e um grande jogo”, destacou o governador Tarso Genro, que recepcionava o Rei Williem e a rainha Máxima da Holanda, na única partida que o casal real decidiu acompanhar no Brasil. Outras autoridades, como o prefeito José Fortunati, também estavam na tribuna de honra.
A Copa do Mundo começou cedo e a alguns quilômetros do estádio Beira-Rio. A movimentação dos milhares de brasileiros, australianos, holandeses e tantos outros povos começou nas primeiras horas da manhã e tomou conta das ruas da capital. Cerca de cinco mil pessoas participaram da Orange Square (concentração promovida pela torcida da holandesa), no Largo Glênio Peres, no centro da cidade, e seguiram a pé pelo Caminho do Gol (avenida Borges de Medeiros até o estádio). Dentro do Beira-Rio, 42.877, lotaram o estádio. No anfiteatro Pôr-do-Sol, treze mil pessoas, acompanhavam a partida e os shows da Fan Fest.
A partida
Com as arquibancadas lotadas e os torcedores cantando a pleno pulmões seus hinos e cânticos populares, os jogadores dentro de campo realizaram um jogo aberto e com velocidade. Aos 20 minutos do 1º tempo, Arjen Robben entra livre pela esquerda em velocidade e abre o placar, para a alegria dos cerca de cinco mil holandeses presentes no Beira-Rio. Apenas um minuto depois, o principal jogador da equipe australiana, Tim Cahill, empata o jogo, com um belo gol, sem chances para o goleiro Jasper Cillerssen.
Na etapa complementar, logo aos nove minutos, o capitão Mile Jedinak vira o jogo para os Socceroos, de pênalti. Como se desenhou desde o começo do jogo, aos treze minutos, coube ao capitão da Laranja Mecânica, Van Persie, empatar a partida. Com 22 minutos, Depay, que entrou no lugar de Bruno Martins Indi, que saiu lesionado, chutou de fora de área e virou o escore a favor da equipe holandesa novamente. O jogador Bruno Martins foi levado ao Hospital Mãe de Deus, diagnosticado com traumatismo craniano e passa bem.
Após o apito final, para encerrar o jogo, o público presente aplaudiu os jogadores. “Queríamos vir e causar um impacto e acredito que conseguimos fazer isso nestes jogos, fizemos tudo que poderíamos fazer hoje para vencer este jogo”, resumiu o treinador australiano Ange Postecoglou.
Visita real
Após o jogo, o casal real holandês foi ao vestiário cumprimentar os jogadores pela vitória na partida. “Foi uma honra e experiência única esse reconhecimento”, disse o treinador Louis van Gaal. "Foi um jogo mentalmente exigente, preciso parabenizar a equipe, porque a virada foi excelente", ressaltou.
Serviços
Na delegacia da Polícia Civil do estádio Beira-Rio foram registradas duas ocorrências. Uma referente a falsificação de documentos e outra relacionada a perda de ingresso por um torcedor holandês. Após o registro da ocorrência, o torcedor pôde entrar no estádio e acompanhar a partida.
A unidade móvel do Procon Estadual, que fica localizada em frente ao Praia de Belas Shopping, junto com os atendimentos do Procon municipal, Ministério Público e Defensoria Pública, não recebeu, até o momento, nenhuma denúncia. A unidade atende casos referentes a violação de direitos do consumidor, como ingressos falsos ou preços abusivos, por exemplo. O espaço recebe, também, turistas estrangeiros e dispõe de atendimento em outros idiomas. Nesta quarta-feira, foram divulgadas cartilhas trilíngues (inglês e espanhol) aos torcedores que passavam pelo local.
Ficha técnica: Austrália 2x3 Holanda
Escalação
Austrália: Ryan, Spiranovic e Wilkinson, Davidson e Macgowan, Jedinak, Mckay e Bresciano (Bozanic), Oar, Leckie e Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.
Holanda: Cilessen, Martins Indi, De Vrij e Vlaar, De Jong e De Guzman (De Guzman), Blind e Janmaat, Sneijder, Van Persie e Robben. Técnico:Louis Van Gaal.
Gols: Holanda, Robben (20 do 1º tempo), Van Persie ( 13 minutos do 2º tempo) e Depay (22 minutos do 2º tempo). Austrália, Cahill (21 minutos do 1º tempo) e Jedinak (9 minutos do 2º tempo).
Arbitragem: Djamel Haimoudi (Argélia), auxiliado por Achik Redouane (Marrocos) e Abdelhak Etchiali (Argélia).
Cartões Amarelos: Austrália, Tim Cahill. Holanda, Van Persie.
Público: 42877
Local: Estádio Beira-rio, Porto Alegre-RS - Brasil.
Texto: Anna Magagnin
Foto: Robson Alves
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305