Governador destaca integração e agradece apoio de bombeiros de todo o país no enfrentamento às enchentes

Leite participou da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil

Leite recebendo a medalha de mérito na reunião da LIgabom.
O chefe do Executivo foi homenageado com o Troféu Dom Pedro II e com a Medalha de Mérito Nacional do Ligabom - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta terça-feira (27/8), da abertura da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), realizada no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha. No evento, Leite ressaltou a importância da integração entre as corporações em todo o território nacional e reiterou o agradecimento pelos serviços prestados por bombeiros de todos os Estados durante o enfrentamento às enchentes de maio no Rio Grande do Sul.

“O gesto que fizeram em direção ao nosso Estado tem um efeito prático com todos os equipamentos e os mais de 1 mil militares que foram fundamentais no salvamento de milhares de vidas. Mas um efeito difícil de expressar é o apoio moral à nossa população e, especialmente, aos colegas do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). A certeza de que não estamos sozinhos trouxe forças para a superação e a reconstrução que estamos conduzindo com o Plano Rio Grande”, afirmou Leite.

Durante o encontro, que se estende até quarta-feira (28/8), todos os comandantes dos Corpos de Bombeiros do país farão avaliação das ações desenvolvidas no contexto do evento climático de maio. O objetivo é identificar as boas práticas e os pontos de possível aprimoramento para fortalecer a atuação conjunta das corporações em outras situações emergenciais que demandem a cooperação interestadual.

Equipes de todo o país vieram ao Rio Grande do Sul, onde atuaram em missões de resgate, combate a incêndios, salvamento e buscas terrestres e na água, inclusive com apoio de cães farejadores e aeronaves. Alguns contingentes permaneceram no Estado, mesmo após a ocorrência, apoiando os militares gaúchos na busca por desaparecidos. Mais de 1,1 mil bombeiros de todos do estados atuaram no RS entre maio e julho.

Leite ao microfone e levemente de costas falando para uma plateia de bombeiros militares disposto ao seu lado e às sua frente sentados em uma enorme mesa em formato de U.
"A certeza de que não estamos sozinhos trouxe forças para a superação e a reconstrução que estamos conduzindo", disse Leite - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Rodrigues, detalhou a linha do tempo de emprego das tropas nas ações de salvamento e resgate em todo o Estado e elencou pontos nos quais a corporação já trabalha para robustecer a infraestrutura de ação. “A distribuição estratégica de tropas especializadas e a cooperação com universidades para desenvolvimento de sistemas e tecnologias de gestão operacional são algumas das frentes que queremos aprofundar para tornar ainda mais efetivo o emprego dos nossos heróis da linha de frente”, destacou o oficial.

“A integração, uma marca dos Corpos de Bombeiros em todo o país, se fortalece a partir desse encontro, que ganha ainda mais relevância como espaço para estudar a atuação conjunta que tivemos no enfrentamento às enchentes, identificar boas práticas e pontos de aprimoramento, tanto nos processos operacionais quanto na regulamentação para desburocratizar o compartilhamento de esforços entre as corporações”, ressaltou o governador.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, também exaltou o trabalho conjunto em nível nacional como fator essencial para a excelência dos bombeiros brasileiros na mobilização de recursos operacionais para ajuda humanitária. “Quebramos paradigmas na ação integrada de salvamento diante desse evento climático, renovando a convicção de que a ação de segurança pública vai além de qualquer fronteira. Os mais de 80 mil salvamentos de pessoas e quase 15 mil de animais refletem a efetividade dessa parceria”, comentou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Goiás e presidente do Ligabom, coronel Washington Luiz Júnior, enfatizou o legado que a gestão de crise integrada no episódio do RS deixa e a necessidade de institucionalizar o Ligabom no Ministério da Justiça e da Segurança Pública como instrumento para desburocratizar as ações de mobilização em âmbito nacional. “Temos mais de 85 mil bombeiros e um país de dimensão continental, que enfrenta secas em uma região, enquanto enchentes afetam outra parte do território. E o Ligabom, a partir da articulação entre todos os comandantes, com apoio e recursos do ministério, pode acelerar ainda mais a disponibilização de efetivos e equipamentos para locais onde eles se fizerem necessários”, afirmou.

Homenagem

Na solenidade, autoridades civis e militares foram homenageadas pela liderança na superação de desafios no enfrentamento às enchentes, bem como pelo compromisso coletivo com a preservação de vidas e do patrimônio de famílias e empresas.

Leite e Caron foram homenageados com o Troféu Dom Pedro II, patrono dos bombeiros militares brasileiros, e com a Medalha de Mérito Nacional do Ligabom. Também foram agraciados o secretário chefe da Casa Civil em exercício, Gustavo Paim, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e seu adjunto, Bruno Silveira, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e o chefe de gabinete do governador, Euclides da Silva Neto.

O presidente do Ligabom recebeu das mãos do governador e do comandante-geral do CBMRS a Medalha do Mérito de Salvamento da corporação. Todos os demais comandantes-gerais também receberam a honraria, entregue pelos bombeiros mirins da instituição gaúcha.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom e Gabriel Centeno/Ascom SSP
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom