Governador e comitiva iniciam missão oficial nos Países Baixos em busca de referências para enfrentamento a enchentes
O primeiro compromisso é uma visita à agência governamental responsável por projetos de infraestrutura e gestão hídrica
Publicação:

O governador Eduardo Leite chegou, nesta quinta-feira (20/2), aos Países Baixos, onde inicia a etapa principal da missão internacional focada em soluções para prevenção e gestão de enchentes. A agenda começa na sexta-feira (21/2) com visita à RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental responsável por projetos de infraestrutura e gestão hídrica.
"Os Países Baixos são referência mundial em gestão de águas e resiliência climática. Viemos buscar conhecimento e parcerias para fortalecer o Plano Rio Grande, nossa estratégia de reconstrução após as enchentes que atingiram o Estado em 2024", destacou Leite.
Nos próximos cinco dias, o governador e sua comitiva participarão de uma série de visitas técnicas e reuniões com especialistas dos Países Baixos. Entre os destaques da programação estão visitas ao projeto Room for the River, que revolucionou a gestão de enchentes no país, e encontros com autoridades em Rotterdam, cidade reconhecida internacionalmente por suas soluções inovadoras em resiliência climática.
Também participam da missão oficial os secretários da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Luciano Boeira, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e representantes do governo gaúcho e da prefeitura.
Etapa na Suécia
A primeira parte da missão, realizada na Suécia, foi cumprida pelo presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, que representou o governo gaúcho após problemas logísticos impedirem a chegada do governador a Estocolmo. Durante as agendas, foi assinado um importante acordo de cooperação entre o Instituto Caldeira, a Invest RS e o Techarena, maior evento de tecnologia da Escandinávia, para intercâmbio de startups e programas de inovação.
"Este acordo fortalece nosso ecossistema de inovação e cria uma ponte direta com um dos países mais inovadores do mundo", destacou Prikladnicki, que também participou de reuniões com a Business Sweden e com representantes do governo sueco para discussão de oportunidades de investimento no Rio Grande do Sul.
A missão aos Países Baixos se estende até 26 de fevereiro e inclui visitas a projetos de referência em gestão hídrica, encontros com autoridades e especialistas, além de intercâmbio de conhecimentos sobre prevenção de enchentes e adaptação climática.
O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos (em holandês: Koninkrijk der Nederlanden). Embora o nome Holanda seja comumente utilizado, ele se refere historicamente apenas a duas das doze províncias do país (Holanda do Norte e Holanda do Sul). Desde 2020, o governo do país padronizou sua comunicação internacional para uso exclusivo do termo Países Baixos (Netherlands, em inglês), visando uma representação mais precisa de todo o território nacional. O Governo do Rio Grande do Sul adota a nomenclatura oficial em sua comunicação institucional.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom