Governador palestra na Universidade do Povo e tem encontros com lideranças chinesas
Publicação:

Nesta terça-feira (03), segundo dia de agendas oficiais na Missão do Governo do Rio Grande do Sul à China, o governador Tarso Genro proferiu discurso na Universidade do Povo e teve encontro com lideranças chinesas. Durante a abertura da Coifair, Feira Internacional de Investimentos da China, o governador teve breve conversa com o vice-primeiro ministro chinês, Wang Yang, em que agradeceu, em nome do Estado, a recepção à comitiva gaúcha.
O destaque do segundo dia foi o discurso do governador na Universidade do Povo, falando a acadêmicos de diversos lugares do mundo. Tarso priorizou os temas da sustentabilidade e das relações de cooperação entre as nações como áreas relevantes da política internacional.
Não se trata de buscar modelos, porque estas práticas transpostas mecanicamente não prosperam, mas de buscarmos o nosso próprio caminho. A minha convicção é de que a primeira etapa deste caminho está cumprida: somos um país que cresce e temos uma boa situação de emprego. As relações com a China, o Mercosul e a União Europeia podem ser muito benignas para o Brasil e, particularmente, para o Rio Grande do Sul, afirmou o governador.
A comitiva gaúcha também foi recebida pelo vice-ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista. O encontro durou uma hora e tratou das possibilidades de cooperação, bem como a viabilidade de uma nova missão do Estado à China em 2014. Foi uma reunião importante para dar sequência a este trabalho, e estamos satisfeitos porque houve um convite para que retornemos, com o objetivo de aprofundar as relações com as províncias as quais iniciamos essa aproximação, declarou o secretário-geral de Governo, Vinicius Wu.
Nesta quarta-feira (04), em Pequim, a agenda da Missão à China prevê encontros com diretores das empresas Hanergy e a abertura do Seminário de Promoção de Investimentos na Economia do Rio Grande do Sul. À noite, a comitiva desloca-se para a província de Wuhan.
Texto: Marcelo Nepomuceno
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305