Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa da abertura da Fenadoce, em edição marcada pela superação

Publicação:

A importância econômica dos eventos, que estão sendo retomados após a enchente, foi exautada pelo governador
A importância econômica dos eventos, que estão sendo retomados após a enchente, foi exautada pelo governador - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador Eduardo Leite participou na noite desta sexta-feira (19/7), ao lado da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, da abertura da 30ª Fenadoce. Com o tema “É tempo de reconstruir... É tempo de criar novas doces memórias e histórias”, a edição de 2024 da feira é mais um marco da retomada depois da enchente que atingiu o Estado em maio. 

Pelotas também sofreu com os estragos causados pela maior tragédia meteorológica da história do Rio Grande do Sul. O adiamento da Fenadoce, que tradicionalmente ocorre entre o final de maio e o início de junho, foi uma das consequências do episódio. 

Em meio ao momento amargo que o Estado atravessa, a realização da feira que celebra a tradição doceira de Pelotas foi apontada pelo governador, que é natural da cidade, como um grande acerto da organização.  “Houve uma decisão acertada que serve como demonstração de força e resistência. Esta edição tem esse espírito, que é o mesmo observado em todo o nosso Estado. Um espírito de reconstrução, de retomada, de não se entregar. A Fenadoce tem essa característica e eu saúdo a todos que se mobilizaram para fazer a feira acontecer”, disse. 

Ao lado de Paula, Leite percorreu todos os espaços da feira e conversou com expositores, que se mostraram otimistas
Ao lado de Paula, Leite percorreu todos os espaços da feira e conversou com expositores, que se mostraram otimistas - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

A prefeita Paula Mascarenhas relembrou as ações realizadas na cidade para preservar vidas durante a enchente e celebrou a abertura da feira. “Tudo aquilo não nos derrubou. Estamos aqui de novo, ainda mais fortes. A resiliência uniu a todos em um mesmo objetivo: proteger nossa cidade e salvar as pessoas. Nos unimos e felizmente não perdemos nenhuma vida para a enchente. Perdemos o que é material, mas estamos reconstruindo. Essa Fenadoce carrega esse significado”, disse.

Leite destacou a importância econômica dos eventos que estão retornando. “As feiras valorizam a cultura local, promovem encontros de empreendedores e ajudam a comercializar e apresentar as potencialidades de uma região. Isso tudo é muito importante neste momento, porque dinamiza a nossa economia”, afirmou. 

O governador percorreu todos os espaços da feira e conversou com expositores, que se mostraram otimistas e revelaram bons resultados nas vendas até o momento. 

A Fenadoce recebeu investimento do Estado por meio da Secretaria de Turismo, que está presente no evento com uma série de ações para a promoção de regiões turísticas, novos roteiros, um totem interativo e experiências gastronômicas. Organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, a feira abriu as portas no dia 17 de julho e segue com a programação até 4 de agosto, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas. 

Além dos doces, protagonistas da festa, o evento conta ainda com atrações musicais, praça de alimentação e programação cultural. Em 2019, a Fenadoce foi oficialmente declarada patrimônio estadual, a partir de lei sancionada pelo governador Eduardo Leite. 

Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul