Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe o embaixador itinerante da República Árabe Saharaui Democrática

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 14.10.2015: O governador José Ivo Sartori reuniu-se, nesta quarta- feira (14), com o representante da República Árabe Sahaurí Democrática - RASD, embaixador Itinerante, Sr. Mahamed Zrug Larosi. O presidente do Movimento de
Embaixador Mohamed Zrug Larosi experimentou chimarrão com o governador - Foto: Karine Viana/Palacio Piratini

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quarta-feira (14), o embaixador itinerante da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Mohamed Zrug Larosi, em uma visita de cortesia. O embaixador falou das potencialidades da RASD, rico em petróleo, gás, ferro, urânio e onde se concentram as maiores jazidas de fosfato do mundo.

O governo no exílio é membro de pleno direito da Organização dos Estados Africanos, do qual o Marrocos é o único país não integrante. É reconhecido por 48 países, dos quais 15 possuem embaixadas, mas não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Brasil, Chile e Argentina são os únicos países da América Latina que não reconhecem o RASD.

A missão do embaixador é sensibilizar o governo federal para o reconhecimento, que segundo Larosi, “tem custo zero para o Brasil e não implica perder relação com o Marrocos. Deve haver por parte do Brasil uma leitura política e de futuro para o reconhecimento do RASD, que envolve aspectos econômicos, políticos e geoestratégicos”, afirmou.

Sartori disse que o Rio Grande do Sul está à disposição da RASD e fará o possível para auxiliá-los junto à União. “Vamos tentar ajudar a abrir as portas”, destaca.

Nesta quarta-feira (14) à tarde, o embaixador visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para falar sobre os interesses mútuos comercias entre o Estado e o RASD.


Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul